Inter abre busca do tri da América na altitude contra The Strongest - Gazeta Esportiva
Inter abre busca do tri da América na altitude contra The Strongest

Inter abre busca do tri da América na altitude contra The Strongest

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

17/02/2015 às 09:02

Porto Alegre, RS


A 11ª participação do Internacional na Copa Libertadores da América terá inicio nesta terça, em um dos cenários mais temidos do continente. Às 22h30, horário de Brasília, o Colorado inicia a busca de seu terceiro título continental na altitude de 3.600 metros de La Paz, enfrentando o boliviano The Strongest, equipe ascendente no cenário sul-americano. A partida ocorrerá no Estádio Hernando Siles, onde o time gaúcho já jogou três anos atrás.


Foi contra o mesmo The Strongest, pela fase de grupos. Depois de golear por 5 a 0 no Beira-Rio, o Inter foi à capital boliviana em busca de um empate para se manter em vantagem na disputa por um lugar nas oitavas. Perdia por 1 a 0 até os 43 da etapa final, quando Gilberto empatou. Um gol decisivo para a classificação da equipe, então comandada por Dorival Júnior.


Agora, um novo empate não seria do desagrado de ninguém no Beira-Rio. A chave não é fácil: além do Strongest, compõem o Grupo 4 a Universidad de Chile e o Emelec. Apesar de todas as dificuldades e dos sabidos problemas de atuar com ar rarefeito, o meia Valdívia, autor do gol da vitória sobre o Caxias no último sábado, confia em uma boa estreia colorada.


“A gente sabe da dificuldade de jogar na altitude, ainda mais em começo de temporada. Mas não podemos ficar pensando nisso, e sim numa largada positiva na competição. Fizemos uma boa preparação e temos qualidade de sobra no grupo para voltar de lá com um bom resultado”, garante o meia”.


Apesar do gol em Caxias do Sul, Valdívia não começará o jogo na Bolívia. A escalação que o técnico Diego Aguirre colocará em campo é inédita. Em relação ao time que enfrentou São José e Cruzeiro-RS (empates em 4 a 4 e 0 a 0, respectivamente), a única mudança é a entrada de Anderson no lugar de Vitinho – por sinal, uma sugestão do presidente Vitório Piffero. Réver, principal reforço para a zaga em 2015, ficará no banco, com Ernando e Alan Costa começando como titulares.

Diego Aguirre escalou um time menos acelerado para enfrentar o The Strongest, em La Paz
Diego Aguirre escalou um time menos acelerado para enfrentar o The Strongest, em La Paz - Credito: Divulgação/S.C. Internacional


O Strongest é egresso da fase preliminar. Empatou com o Monarcas Morelia em 1 a 1 no México e ganhou por 2 a 0 em La Paz. Em 2014, eliminou o Atlético-PR na fase de grupos e só perdeu para o Defensor, que seria semifinalista do torneio, nas oitavas, nos pênaltis. Em 2015, a equipe do técnico argentino Néstor Craviotto está invicta. Disputou sete partidas, ganhando quatro e empatando três e está na 3ª colocação do Campeonato Boliviano.


O destaque do time é o atacante Pablo Escobar, autor dos dois gols contra o Morelia no jogo de La Paz pela pré-Libertadores. A equipe titular conta ainda com um brasileiro: Luis Fernando Marteli, 29 anos, sem passagens por clubes do Brasil. A dúvida de Craviotto é entre os meias Veizaga e Batjer para o lugar de Cuesta – Craviotto provavelmente recheará o meio para evitar que o Inter tome conta do setor.


Ainda na terça-feira, três jogos complementam o primeiro dia de disputas da Copa Libertadores. Confira os jogos pelo horário de Brasília:


20h15 – Universidad de Chile (CHI) x Emelec (EQU)
20h15 – Wanderers (URU) x Zamora (VEN)
22h30 – Deportivo Táchira (VEN) x Racing (ARG)


FICHA TÉCNICA
THE STRONGEST X INTERNACIONAL


Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Data: 17 de fevereiro de 2015, terça-feira
Horário: 22h30 (de Brasília)
Árbitro: Adrián Vélez (COL)
Assistentes: Wilmar Navarro (COL) e Rafael Rivas (COL)


THE STRONGEST: Vaca; Wayar, Centurión, Marteli e Torrico; Chumacero, Castro, Ramallo, Veizaga (Batjer) e Cristaldo; Escobar
Técnico: Néstor Craviotto


INTERNACIONAL: Alisson; Léo, Ernando, Alan Costa e Fabrício; Nilton, Aránguiz, Anderson e D’Alessandro; Eduardo Sasha e Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

Conteúdo Patrocinado