Inglaterra e País de Gales planejam ação para desafiar a Fifa - Gazeta Esportiva
Inglaterra e País de Gales planejam ação para desafiar a Fifa

Inglaterra e País de Gales planejam ação para desafiar a Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/11/2022 às 15:07

São Paulo, SP

De acordo com o jornal inglês The Guardian, as seleções de Inglaterra e País de Gales planejam uma ação em conjunto para desafiar a Fifa, na Copa do Mundo. Os capitães das equipes, Gareth Bale e Harry Kane, devem utilizar a faixa de capitão com cores de arco-íris com a frase “One Love” (Um amor).

Essa decisão aconteceu após a entidade máxima do futebol não ter respondido o pedido de vários países de usarem a braçadeira de arco-íris como um gesto contra a discriminação e em apoio aos direitos LGBTQ+. Ao invés disso, foi orientado que os capitães utilizem uma faixa diferente a cada dia, promovendo mensagens sociais como “Futebol une o mundo”, “Compartilhe a refeição” e “Traga os movimentos”.


As federações da Inglaterra e País de Gales ficaram surpresas com a iniciativa de última hora da Fifa, neste sábado. Assim, as seleções permanecem com a intenção de realizar o gesto, mesmo com a provável perspectiva de serem multadas.

Em coletiva de imprensa, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi questionado porque a entidade não apoiou publicamente as braçadeiras de arco-íris e promoverem outras mensagens.

“Temos regulamentos claros sobre braçadeiras”, respondeu Infantino. “Temos e participamos de campanhas sobre diversos temas, campanhas que são universais. Precisamos encontrar tópicos aos quais todos possam aderir. Este é um elemento importante para nós.”

No Catar, as relações entre pessoas do mesmo sexo é proibida. Dessa forma, apesar dos organizadores da Copa do Mundo defenderem que “todos são bem-vindos”, não existe certeza se leis que criminalizam dar as mãos em público, por exemplo, serão suspensas.

Conteúdo Patrocinado