Futebol/Copa Libertadores

Grêmio derrota Libertad e pula para o segundo lugar no Grupo H da Libertadores

Do correspondente Cesar Esteves - Porto Alegre , RS
23/04/2019 21:19:36 — 23/04/2019 21:22:55

Em: Futebol, Grêmio, Libertadores

O Grêmio venceu, nesta terça-feira, o Libertad por 2 a 0 no Defensores Del Chaco pela quinta rodada do Grupo H da Libertadores. Contando com atuações destacadas do goleiro Paulo Victor e do atacante Everton, que fez os dois gols do Tricolor Gaúcho.

Com o resultado, o Grêmio assume o segundo lugar do grupo com sete pontos e agora depende apenas de suas próprias forças para seguir na competição intercontinental. E o Libertad segue em primeiro lugar na chave com 12 pontos.

Na próxima rodada o Grêmio recebe no dia 08 de maio, quarta, o Universidad Católica, às 19h15 (de Brasília), na Arena. Pelo Brasileirão, o Tricolor Gaúcho estreia neste domingo contra o Santos, às 11h (de Brasília), em Porto Alegre.

O Jogo               

Na partida de hoje, o goleiro Paulo Victor realizou a partida de número 50 com a camisa gremista. Precisando da vitória, o Tricolor Gaúcho tomou a iniciativa. Por sua vez, os paraguaios ficam na defesa e especulam jogadas de contra-ataque.

Com mais posse de bola, o Grêmio tem dificuldade de penetrar na área. Aos 14, Espinoza recebeu na intermediária e arriscou. A bola quicou e Paulo Victor segurou sem problemas. Os comandados de Renato Gaúcho tocam bem a bola, porém não conseguem fazer jogadas de infiltração. Aos 24, Maicon encontrou Cortez dentro da área. O lateral cruzou e obrigou Martin Silva a fazer uma grande defesa.

Aos 20 minutos o Grêmio aumentou a sua intensidade na partida. Aos 25, Léo Gomes recebeu na área e cruzou. Everton deu um voleio e mandou por cima do gol de Martin Silva. Finalmente os visitantes abriram o placar, aos 27, Alisson recebeu de André e encontrou André dentro da área. O atacante chutou no ângulo. A bola bateu no travessão antes de morrer no fundo das redes. Três minutos depois, quase os gremistas fizeram o segundo através de Jean Pyerre, que fez grande jogada, invadiu a área e bateu de bico. Martin Silva faz grande defesa.

O Tricolor Gaúcho seguiu melhor na etapa inicial, principalmente com o atacante Everton que preocupou os defensores paraguaios. Aos 35, Maicon encontrou Everton dentro da área. O Cebolinha chutou, mas o arqueiro defendeu com pé.

No primeiro tempo o Grêmio dominou, sempre tomou a iniciativa e faz por merecer a vantagem. Já o Libertad adotou uma postura reativa e nada lembrou do time que os gaúchos na Arena.

Em busca do empate, o Libertad se soltou mais para frente nesse começo de segundo tempo. Por outro lado, o Grêmio recuou as suas linhas ficou mais no campo defesa. Com objetivo de dar mais profundidade ofensiva, o técnico José Antônio Chamot colocou o meia Recalde e sacou o volante Angel Cardozo.

Passado 24 minutos da etapa final, o Tricolor Gaúcho não conseguiu manter a mesma intensidade e volume de jogo que teve na etapa inicial. Que jogada, aos 26, Jean Pyerre entrou com categoria na área, dominou e tentou encobrir Martin Silva. O goleiro tocou antes dela carimbar o travessão. Aos 30, Diego Tardelli recebeu, invadiu a área, dançou na frente do zagueiro e chutou. Martin Silva faz grande defesa.

Os paraguaios perderam uma grande oportunidade de empatar a partida, quando brilhou a estrela do goleiro gremista. Aos 36, Recalde entrou livre na área, mas Paulo Victor operou um milagre.

Aos 38, Everton recebeu na direita, avançou em velocidade, mas dividiu com Iván Píris e ganhou na velocidade fazendo o segundo gol.

Na reta final, os jogadores do Grêmio tocaram a bola de um lado para o outro e conquistaram importante triunfo. Mais uma vez, aos 45, Paulo Victor defendeu a queima roupa um cabeceio de Recalde. Aos 48, Jean Pyerre recebeu da intermediária, dominou e chutou. O arqueiro faz grande defesa e evitou o terceiro.

Ficha Técnica

Libertad 0 x 2 Grêmio

Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Paraguai-PAR

Data:  23 de abril (terça-feira)

Horário: 19h15 (de Brasília)

Árbitro: Alexis Herrera (VEN)

Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)

Cartão amarelo: Ángel Cardozo, Edgar Benítez, Luis Cardozo, Recalde (Libertad), Matheus Henrique, André, Jean Pyerre (Grêmio)

Gol: Everton (Grêmio), aos 27 minutos do primeiro tempo e 38 minutos do segundo tempo.

Libertad: Martin Silva, Iván Piris , Luis Cardozo, Canele e Espinoza, Angel Cardozo (Recalde), Mejía, Lucena, Riveros (Alan Benitez) e Bareiro, Edgar Benítez (Martinez) e Óscar Cardozo. Técnico: José Antônio Chamot

Grêmio: Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez, Maicon (Michel), Matheus Henrique, Alisson (Pepê) e Jean Pyerre, Everton e André (Diego Tardelli). Técnico: Renato Portaluppi