Com autoridade, São José surpreende e vence Grêmio na Arena - Gazeta Esportiva
Com autoridade, São José surpreende e vence Grêmio na Arena

Com autoridade, São José surpreende e vence Grêmio na Arena

Gazeta Esportiva

Por Do corresponde Luis Felipe dos Santos

12/02/2016 às 21:37 • Atualizado: 12/02/2016 às 22:14

Porto Alegre, RS

Estreante Henrique Almeida não conseguiu evitar a derrota do Grêmio (Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)
Estreante Henrique Almeida não conseguiu evitar a derrota do Grêmio (Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA)


O São José surpreendeu o Grêmio na Arena: venceu por 2 a 0, gols de Heliardo e Guilherme, e hoje lidera o Campeonato Gaúcho com 10 pontos. O time do técnico China Balbino segue invicto e sem sofrer nenhum gol no campeonato, enquanto o Grêmio sofreu a sua primeira derrota em um jogo oficial em 2016.

O Grêmio começou pressionando: com os dois volantes posicionados bem perto da área, Pedro Rocha e Éverton entrando pelas diagonais na área e a movimentação de Luan, o time criou várias chances no primeiro tempo. Porém, todas as finalizações certas (foram oito ao total) pararam nas mãos e nos pés do goleiro Fábio, ainda invicto no campeonato.

Três jogadores do São José caíram sentindo contusões. Um deles não voltou: o volante Alberto, que lesionou o joelho após levar um drible de Pedro Rocha, que culminou com uma má conclusão de Luan. Depois da mudança, o São José passou a dominar as ações da partida, com um toque de bola eficiente e boas inversões de jogo. A boa atuação foi premiada aos 47 minutos do primeiro tempo: em um contra-ataque, o experiente lateral Bindé cruzou e Heliardo fez o seu quinto gol no campeonato, com o pé, encobrindo o goleiro Marcelo Grohe.

“O primeiro tempo não mostra o que foi o jogo, nós criamos mais chances”, reclamou o técnico Roger Machado no intervalo. O Grêmio seguiu pressionando, mas sem sucesso, parando nos erros de finalizações dos atacantes Luan e Pedro Rocha.

Aos 12 minutos, entrou em campo Henrique Almeida, uma das principais contratações gremistas para a Libertadores, no lugar de Pedro Rocha. Com a alteração, Roger tentou usar a velocidade e os dribles de Luan pelo lado direito, enquanto o atacante ex-Coritiba virava a referência na área. Também buscando mais velocidade, o garoto Lincoln entrou no lugar de Douglas aos 19 minutos.

Aos 27, Éverton chutou uma bola na trave – ela sobrou para Luan, que marcou, mas o gol foi anulado por posição de impedimento. Aos 29, o estreante Henrique Almeida teve a sua primeira grande chance na partida: aparou um cruzamento na área, mas a bola novamente parou em Fábio. Luan ainda teve mais uma chance aos 30, também defendida por Fábio. Jô deu um chute de fora da área aos 32, após um contra-ataque, que não foi ao gol por defesa de Marcelo Grohe.

Aos 33, Roger mudou o esquema tático: colocou Giuliano no lugar de Wallace Oliveira. Com Marcelo Oliveira mais projetado, o Grêmio buscou mais força e movimentação no ataque. Entretanto, os erros de passe no meio campo travavam os avanços do time. Aos 42 minutos, após um contra-ataque organizado, Guilherme recebeu a bola que sobrou de Kadu e fez o segundo gol do São José, definindo a vitória do campeão da Supercopa Gaúcha.

Com a vitória, o São José lidera o Campeonato Gaúcho, com 10 pontos. O Grêmio é segundo colocado, com nove.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 0 X 2 SÃO JOSÉ

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 19h30 de Brasília

Público: 11.702 presentes
Renda: R$ 366.828

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)

Auxiliares: Jorge Bernardi e Lúcio Flor (ambos do RS)

GOLS: Heliardo (São José) aos 47 minutos do 1º tempo; Guilherme (São José) aos 42 minutos do 2º tempo

Amarelos: nenhum

 

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira (Giuliano), Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Kaio, Maicon, Pedro Rocha (Henrique Almeida), Douglas (Lincoln) e Éverton; Luan. Técnico: Roger Machado

SÃO JOSÉ: Fábio; Bindé, Wagner, Claudinho e David; Alberto (Felipe Guedes), Fred, Clayton (Guilherme) e Diego Torres (Rafinha); Jô e Heliardo. Técnico: China Balbino.

Conteúdo Patrocinado