Cheio de garotos, Grêmio só empata na estreia do Gauchão - Gazeta Esportiva
Cheio de garotos, Grêmio só empata na estreia do Gauchão

Cheio de garotos, Grêmio só empata na estreia do Gauchão

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Eduardo Bertuol

17/01/2018 às 23:53

Porto Alegre, RS

O jovens do Grêmio estrearam com empate no Campeonato Gaúcho. Atuando com a equipe de transição, o Tricolor de Porto Alegre ficou no 1 a 1 com o São Luiz-RS, no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Os jogadores Matheus Henrique, do Grêmio, e Ronaldinho Gramadense, para o São Luiz, marcaram os gols.

O resultado foi bastante comemorado pelos jogadores do São Luiz que reestreava na elite do futebol gaúcho após conquistar a Divisão de Acesso em 2017.

Para o duelo, o técnico César Bueno pode contar com apenas dois reforços junto à equipe de transição, os jogadores Thaciano e Paulo Miranda. Eles tiveram o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O garoto Dionathã, com conjuntivite, desfalcou o Tricolor.

Antes do início da partida, o árbitro Jonathan Pinheiro assinalou um minuto de silêncio dedicado ao zagueiro gremista Paulo Dalmoro, que morreu afogado na segunda-feira.

O Grêmio entrou em campo apenas com suas promessas da base (Foto: Divulgação: GFBPA)


Primeiro tempo
O primeiro chute a gol na partida foi do time da casa. Aos dois minutos, Xuxa tocou na esquerda para Márcio Goiano, que invadiu a área e chutou cruzado. O goleiro Bruno Grassi defendeu em dois tempos a conclusão rasteira.

O gramado estava bastante castigado devido à forte chuva que caiu na cidade de Ijuí durante o dia. Com o campo molhado, os jogadores apostavam em finalizações rasteiras.

Aos seis minutos, em avanço pelo esquerda, o atacante Lima, do Grêmio, passou pela marcação e chutou de fora da área, mas a bola saiu para tiro de meta do goleiro Jonatas.

O técnico César Bueno se viu obrigado a realizar a primeira alteração aos nove minutos de jogo. O zagueiro Anderson, que estava improvisado na lateral direita, sentiu um desconforto muscular e saiu para a entrada de Leonardo Gomes.

Aos 13 minutos, Gustavo Xuxa recebeu de Michel, avançou pelo meio e arriscou da entrada da área. A bola passou perto do travessão, assustando a torcida gremista.

O Grêmio abriu o placar aos 23 minutos. Na jogada, Pepê fez belo passe para Leonardo, que foi até o final do campo e cruzou para a área. O atacante Lima pegou de primeira e a redonda explodiu na marcação. No rebote, Matheus Henrique aproveitou e balançou as redes.

A resposta do São Luiz foi rápida e perigosa. Após belo passe, aos 27 minutos, Éder entrou livre na área e, cara-a-cara, chutou em cima do goleiro Bruno Grassi, que fechou bem o ângulo. A bola explodiu nas pernas de Grassi e saiu para escanteio.

Em desvantagem no marcador, o São Luiz se jogou ao ataque enquanto a gurizada gremista apostava nos contra-ataques. Aos 40 minutos, Paulo MIranda cometeu falta em Luiz Carlos na entrada da área. O próprio Luiz Carlos cobrou e mandou sob a meta, sem perigo para o Grêmio.

Segundo tempo
Os times voltaram do vestiário sem alterações para a segunda etapa, mas com os ânimos acirrados. Aos oito minutos, o Grêmio teve uma oportunidade com o Pepê, que carregou a bola até próximo à área e concluiu rasteiro. A redonda saiu pela linha de fundo.

O Grêmio perdeu a oportunidade de ampliar o placar aos 24 minutos. Após Guilherme Guedes cobrar escanteio, Balbino desviou de cabeça e a redonda acertou a trave. No rebote, também de cabeça, Mendonça mandou sob a meta defendida por Jonatas.

A partir dos 30 minutos, a câimbra começou a afetar os jogadores de ambas as equipes. Aos 40, o Grêmio ficou com um a menos, quando o zagueiro estreante Paulo Miranda recebeu o segundo cartão amarelo e consequentemente, o vermelho.

Com um a mais, o São Luiz foi o ataque e conseguiu o empate já nos acréscimos, aos 46 minutos. Após Ronaldinho Gramadense chutar cruzado rasteiro para o gol, o lateral Leonardo Gomes tentou afastar, mas atrapalhou o goleiro Bruno Grassi e a bola foi parar no fundo das redes.

A virada não veio aos 49 minutos porque o Gustavo Xuxa acertou o travessão após arriscar uma bomba de fora da área.

As duas equipes retornam a campo na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. No sábado, às 16h30 (de Brasília), o time de transição do Grêmio enfrenta o Caxias, na Arena, em Porto Alegre. Já o São Luiz visita o Avenida, no domingo, às 18h (de Brasília), no estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.

Outras partidas
Pela abertura do Gauchão, o São José-RS venceu o Cruzeiro-RS de virada pelo placar de 2 a 1, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Os gols da partida foram marcados por Kayron, para os visitantes, e Alemão e Porcellis, para os donos da casa. No estádio Bento Freitas, em Pelotas, o Brasil-PEL derrotou o Juventude por 3 a 1, com dois tentos de Luiz Eduardo e um para o Itaqui. O jogador Guilherme Queiroz marcou para o Ju.

O atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Novo Hamburgo levou 3 a 0 do Caxias, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Diego Miranda, Rafael Gava e Nicolas balançaram as redes. No estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, Marlon marcou gol que deu a vitória para o São Paulo-RS contra o Avenida.

FICHA TÉCNICA:
SÃO LUIZ-RS 1 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Data: 17 de janeiro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Jonathan Pinheiro (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza e Maurício Coelho Silva Penna (ambos do RS)
Cartões amarelos: Éder, Luiz Carlos, Rudiero, Mikael (São Luiz-RS); Paulo Miranda (duas vezes), Pepê (Grêmio)
Cartão vermelho: Paulo Miranda (Grêmio)

GOLS:
Grêmio: Matheus Henrique, aos 23 minutos do primeiro tempo
São Luiz: Ronaldinho Gramadense, aos 46 minutos do segundo tempo

SÃO LUIZ-RS: Jonatan; Thomás, Tairone, Ricardo Thalheimer e Brio; Márcio Goiano, Éder (Mikael), Rudiero, Jéferson Pril (Karl), Luis Carlos, Gustavo Xuxa; Michel (Ronaldinho Gramadense).
Técnico: Paulo Henrique Marques

GRÊMIO: Bruno Grassi; Anderson (Leonardo Gomes), Paulo Miranda, Mendonça e Guilherme Guedes; Rodrigo Ancheta (Thaciano), Balbino, Lima (Lucas Poletto), Matheus Henrique e Pepê; Isaque
Técnico: César Bueno

Conteúdo Patrocinado