Zico comenta derrota do Flamengo na Recopa e critica a Sul-Americana: "Segunda divisão da América" - Gazeta Esportiva
Zico comenta derrota do Flamengo na Recopa e critica a Sul-Americana: "Segunda divisão da América"

Zico comenta derrota do Flamengo na Recopa e critica a Sul-Americana: "Segunda divisão da América"

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/03/2023 às 22:00

São Paulo, SP

Durante evento em comemoração pelos 70 anos do ídolo do Flamengo, Zico, o ex-jogador comentou sobre a derrota do Rubro-Negro para o Independiente del Valle na última terça-feira, em partida válida pela Recopa Sul-Americana. O Galinho de Quintino não vê a competição com bons olhos e criticou o formato, relembrando até mesmo do Brasileirão de 1987.



Em entrevista concedida à repórter Isabelle Costa, Zico disse não considerar a disputa, por colocar frente a frente o campeão da Libertadores e o campeão da Copa Sul-Americana, que para o ex-jogador, é a segunda divisão do continente.

"Eu não considero muito esse tipo de competição. O Mundial e a Supercopa do Brasil eu considero, esse não, porque eu não vejo sentido nenhum de você disputar uma competição que o campeão das Américas já jogou. Aquele ali não é o campeão da América, ele é o terceiro colocado, o quarto colocado, o décimo colocado. A Sul-Americana é a segunda divisão, desculpem, mas é", disse Zico.

O ex-jogador ainda criticou o formato da competição, que para ele é apenas uma cópia do que é feito na Europa e sugeriu mudanças.

"Tudo eles querem imitar a Europa. Na Europa é tudo para faturar mais, arranjar mais um 'dindim', seria melhor jogar contra o campeão da Concacaf, pronto, é melhor. Joga contra o campeão da Ásia. Agora, não jogar contra o campeão da segunda divisão da própria América. Então ganhou o jogo lá (no Maracanã), foi 1 a 0 no dia e está bom."

Durante a entrevista, Zico comparou o formato da Recopa com o Brasileirão de 1987. O campeonato gera polêmica até hoje porque, naquele ano, foi sugerido pela CBF uma disputa entre os finalistas da Copa União (organizada pelo Clube dos 13) com os finalistas do Campeonato Brasileiro (organizado pela CBF), semelhantes com a primeira e a segunda divisão, respectivamente.

"Jogar a primeira com a segunda divisão, e queriam fazer isso em 87, querem tirar sempre o título do Flamengo, da primeira divisão jogar com a segunda, não tem sentido isso. Então negócio de Recopa eu não ligo para isso não", acrescentou o ídolo rubro-negro.

A derrota colocou ainda mais pressão no time carioca e no técnico português Vitor Pereira. Na tentativa de melhorar a situação, o Flamengo enfrenta o Vasco, neste domingo, às 18h10 (de Brasília), pelo Campeonato Carioca, com a possibilidade de conquistar a Taça Guanabara.


Conteúdo Patrocinado