International Board autoriza explicações do VAR ao público no Mundial de Clubes - Gazeta Esportiva
International Board autoriza explicações do VAR ao público no Mundial de Clubes

International Board autoriza explicações do VAR ao público no Mundial de Clubes

Gazeta Esportiva

Por AFP

18/01/2023 às 18:36

São Paulo, SP

A International Board, IFAB, entidade que dita as regras do futebol, autorizou nesta quarta-feira que os árbitros expliquem ao público as decisões do VAR durante o próximo Mundial de Clubes, no início de fevereiro, mas vetou as substituições temporárias em caso de concussão, informou o diretor executivo da Federação Inglesa (FA), Mark Bullingham.



Em reunião em Wembley, a IFAB validou a proposta referente ao VAR para o Mundial de Clubes, de 1 a 11 de fevereiro (Marrocos), e a Copa do Mundo feminina (Austrália e Nova Zelândia), de 20 de julho a 20 de agosto.

As comunicações entre o árbitro de campo e seus assistentes na cabine do VAR continuam sendo confidenciais, mas a decisão final será explicada ao público.

"Achamos que é importante em termos de transparência, principalmente para os torcedores no estádio, que atualmente não recebem informações suficientes sobre estas decisões", disse o dirigente ao sair da reunião.

Por outro lado, não houve um acordo para permitir, a partir da próxima temporada, as substituições temporárias em caso de concussão cerebral, uma medida solicitada pelo sindicato mundial de jogadores FIFPro e pelo World Leagues Forum, que representa 40 ligas profissionais.

A medida atual, que prevê substituições adicionais definitivas, foi mantida sem limite de tempo.

Os defensores das substituições temporárias, como já acontece no rugby, argumentam que sua adoção facilitaria a tomada de decisão de tirar um jogador de campo, dando mais tempo aos médicos para decidir se o jogador pode continuar jogando ou não, sem que sua equipe tenha que jogar em inferioridade durante esse tempo.

"Existem diferentes pontos de vista e todos são defensáveis", admitiu Bullingham, partidário da medida.


Conteúdo Patrocinado