Veja as chances do Flamengo conquistar o Brasileiro neste final de semana - Gazeta Esportiva
Veja as chances do Flamengo conquistar o Brasileiro neste final de semana

Veja as chances do Flamengo conquistar o Brasileiro neste final de semana

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/11/2019 às 11:32 • Atualizado: 13/11/2019 às 11:34

São Paulo, SP

A campanha espetacular de Jorge Jesus no comando do Flamengo pode ser coroada com o título do Campeonato Brasileiro ainda neste final de semana. Para conseguir tal feito, o Rubro-Negro precisa vencer o Clássico dos Milhões, nesta quarta-feira. Além disso, os cariocas devem superar o Grêmio e torcer para um tropeço do Palmeiras neste final de semana.

De acordo com o modelo da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), as chances de isso acontecer são de 16%. Considerando que o Verdão some três pontos jogando contra o Bahia, o Flamengo levantaria o caneco no final de semana seguinte, caso a equipe comandado por Renato Gaúcho vença no Allianz Parque - probabilidade é de 14%.

jorge Jesus pode garantir o título Brasileiro neste final de semana (Foto: Alexandre Vidal / Marcelo Cortes / Flamengo)


“Isso significa que as chances de a torcida rubro-negra comemorar o título brasileiro até o final de semana em que disputa a final da Libertadores são de 30%. Há, portanto, uma boa chance de os flamenguistas comemorarem dois títulos importantes no mesmo final de semana", analisou Antonio Neto, analista do Esporte em Números da Fundação.

Apenas São Paulo e Cruzeiro, respectivamente em 2007 e 2013, conseguiram se sagrar campeões do Brasileirão com quatro rodadas de antecedência. Na eventualidade do Flamengo não se juntar a esses clubes, Neto garante que os cálculos estão a favor do atual líder da competição.

"Caso não aconteça, no entanto, o título não deve demorar muito para ser confirmado. As chances de o Flamengo na quarta-feira seguinte, em pleno Maracanã, contra o Ceará são de 51%. O que eleva as chances agregadas de o clube carioca comemorar o título até lá para 81%", completou.

De olho no bicampeonato Brasileiro, o Palmeiras é a única equipe que ainda ameaça o Flamengo. No entanto, segundo o professor Moacyr Alvim, da FGV, as chances caíram consideravelmente após o empate contra o Corinthians.

"Com o empate, as chances de um título alviverde despencaram para 0,3% frente a aproximadamente 3% da rodada anterior. Se o título brasileiro beira o improvável, o Palmeiras está próximo de se tornar o melhor vice-campeão desde que o campeonato aderiu à fórmula dos pontos corridos com 38 rodadas em disputa. Além disso, há ainda 17% de chances de o Palmeiras alcançar 81 pontos, o que faria ser campeão em qualquer uma das edições desde 2006”, finalizou.

Com 77 pontos somados, o Flamengo pode colocar uma mão na taça se vencer compromisso marcado para esta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Vasco, no Maracanã, em partida adiantada da 34ª rodada.

Conteúdo Patrocinado