Ferroviário conquista bicampeonato inédito da Série D e estabelece recorde de invencibilidade - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Ferroviário conquista bicampeonato inédito da Série D e estabelece recorde de invencibilidade

Ferroviário conquista bicampeonato inédito da Série D e estabelece recorde de invencibilidade

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/09/2023 às 23:15

São Paulo, SP

O Ferroviário se consagrou bicampeão da Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado, ao bater a Ferroviária por 2 a 1 no jogo de volta da final. Com a conquista invicta, a equipe se tornou a primeira da história a vencer a competição mais de uma vez e ainda estabeleceu um novo recorde de invencibilidade.

A equipe já havia sido campeã da quarta divisão nacional em 2018, quando superou o Treze, da Paraíba, na final. Com isso, estava empatada com os outros 13 clubes que venceram a competição desde de sua criação, em 2009. Ao conquistar o bicampeonato neste sábado, o Ferroviário se tornou o único a ter duas taças da Série D.




O recorde não para por aí. O Ferroviário não perdeu nenhuma das 24 partidas que disputou nesta temporada da competição. O título invicto não é uma novidade, mas sim a quantidade de jogos sem perder. Sampaio Corrêa e Volta Redonda já haviam vencido a Série D sem perder em 2012 e 2016, respectivamente, porém em edições em que menos partidas eram disputadas.

O caminho até o bicampeonato


Os cearenses dominaram a competição desde o início. Na primeira fase, em que as 64 equipes classificadas são dividas em oito grupos de oito e disputam 14 rodadas, o Ferroviário venceu 11 vezes e empatou três, somando 36 pontos. O time que mais passou perto desta façanha foi o Nacional-AM, que terminou com 30.

Na segunda fase, os campeões pegaram o Princesa do Solimões e avançaram com um empate por 1 a 1 na ida e uma vitória por 3 a 0 no jogo de volta. Resultados parecidos com os obtidos nas oitavas, em que eliminou o Nacional de Patos com os placares de 0 a 0 e 3 a 1.

As quartas de final foram um pouco mais emocionantes. Depois de empatar duas vezes por 1 a 1, o Ferroviário passou pelo Maranhão nos pênaltis. Nas semifinais, novamente um empate, por 1 a 1, e uma vitória, por 1 a 0, contra o Caxias. O padrão se repetiu na grande final: 0 a 0 na ida e 2 a 1 na volta nos duelo contra a Ferroviária.



Os classificados para a terceira divisão


Além do Ferroviário, outras três equipes também conseguiram o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. Nos moldes atuais da quarta divisão, aqueles que se classificam para as semifinais garantem a promoção. Com isso, Ferroviária, vice-campeã, Athletic e Caxias, eliminados pelos finalistas, brigarão por uma vaga na Série B em 2024.

Os clubes promovidos ocuparão os postos de Pouso Alegre, Altos, América-RN e Manaus, que foram os rebaixados desta temporada na Série C.

Confira os campeões de cada edição da Série D do Campeonato Brasileiro:

*campeões invictos

2009 - São Raimundo (PA)
2010 - Guarany de Sobral (CE)
2011 - Tupi (MG)
2012 - Sampaio Corrêa (MA)*
2013 - Botafogo (PB)
2014 - Tombense
2015 - Botafogo (SP)
2016 - Volta Redonda (RJ)*
2017 - Operário (PR)
2018 - Ferroviário
2019 - Brusque (SC)
2020 - Mirassol (SP)
2021 - Aparecidense (GO)
2022 - América (RN)
2023 - Ferroviário (CE)

Conteúdo Patrocinado