Buscando ajustar a equipe, Deivid volta a utilizar três volantes - Gazeta Esportiva
Buscando ajustar a equipe, Deivid volta a utilizar três volantes

Buscando ajustar a equipe, Deivid volta a utilizar três volantes

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

11/02/2016 às 19:59 • Atualizado: 11/02/2016 às 20:02

Belo Horizonte, MG

Contra a URT, Deivid deve repetir equipe que empatou com o Criciúma (Washington Alves/Light Press)
Deivid deve retomar escalação com três volantes contra o Tupi (Washington Alves/Light Press)


Ao que tudo indica, Deivid tem mudado de ideia quanto ao sistema amplamente ofensivo utilizado nos primeiros quatro jogos da temporada, com quatro homens de frente e apenas dois volantes no meio-campo. Bastante desprotegido na defesa, o Cruzeiro sofreu com os contra-ataques adversários e também não apresentava uma boa saída de bola, dada a distância entre os setores da equipe.

Diante disso, pelo segundo dia consecutivo, o técnico celeste voltou a utilizar a formação com três volantes, que acabou dando certo na reta final do Brasileirão, quando o Cruzeiro ainda era comandado por Mano Menezes. Durante as atividades desta quinta-feira, Sánchez Miño atuou como meio central, enquanto que Marcos Vinícius foi recuado para atuar como um volante mais ofensivo, ao lado de Cabral e Henrique.

Para o zagueiro Dedé, que treinou novamente como titular, nesta quinta-feira, no lugar de Bruno Rodrigo, o retorno ao esquema do ano passado torna a equipe celeste mais equilibrada em campo, garantindo uma maior segurança defensiva, mas sem deixar de lado a característica ofensiva dos jogadores cruzeirenses.

Para Dedé, Cruzeiro seguirá ofensivo, porém mais seguro com três volantes no meio (Washington Alves/Light Press)
Para Dedé, Cruzeiro seguirá ofensivo, porém mais seguro com três volantes no meio (Washington Alves/Light Press)


“A formação do treino foi uma só, com três volantes. A gente recuou um pouco o Marcos Vinícius, e o Sánchez joga de meia um pouco mais avançado. O Deivid optou por colocar a formação que jogávamos, para nosso time ter apoio maior defensivamente e ofensivamente. A gente treina esboçando uma melhoria a cada dia. O Deivid deixa claro o que é para fazer. É uma formação que todos já treinavam, apenas eu e Sánchez que não. O resto está bem consciente do que é para fazer, então fica mais fácil uma adaptação”, comentou Dedé.

“Os nossos atacantes ficaram mais soltos e os laterais também. Apesar de termos recuado um atacante, nosso time ficou um pouco mais ofensivo. Se você colocar no papel, de jogador de marcação, o único é o Henrique. O Ariel marca, mas é muito bom para se posicionar. E o Deivid está trabalhando muito bem a questão do Marcos Vinícius. Continuamos com quarteto ofensivo, de Sánchez, Marcos Vinícius, Rafael e Alisson, mas com uma formação diferente. Houve a adaptação do Marcos Vinícius fazendo um terceiro volante, um volante ofensivo. Isso fez com que nosso time tenha compactação mais rápida e aproveite a força do Marcos Vinícius”, acrescentou.

Com a repetição do esquema utilizado na quarta-feira, Deivid escalou o time, nesta quinta, com: Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício; Henrique, Ariel Cabral, Marcos Vinícius, Sánchez Miño e Alisson; Rafael Silva.

Além da mudança no sistema tático, o Cruzeiro deve ter o volante Federico Gino como novidade no próximo domingo, contra o Tupi, às 17h (de Brasília), no Mineirão, pelo Estadual. O uruguaio teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta quinta e está liberado para estrear com a camisa celeste.

Uruguaio Gino está liberado para fazer sua estreia pelo Cruzeiro (Washington Alves/Light Press)
Uruguaio Gino está liberado para fazer sua estreia pelo Cruzeiro (Washington Alves/Light Press)

Conteúdo Patrocinado