Tropeços recentes provocam demissão de Kovac da seleção croata - Gazeta Esportiva
Tropeços recentes provocam demissão de Kovac da seleção croata

Tropeços recentes provocam demissão de Kovac da seleção croata

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/09/2015 às 09:53

São Paulo, SP

Kovac deixa o cargo após Croácia tropeçar nas Eliminatórias da Euro (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Kovac deixa o cargo após Croácia tropeçar nas Eliminatórias da Euro (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O empate sem gols contra o modesto Azerbaijão e a derrota para a Noruega por 2 a 0, resultados que fizeram a Croácia perder a ponta e cair duas posições no Grupo H das Eliminatórias da Eurocopa, bastaram para o técnico Niko Kovac ser demitido da seleção em decisão oficializada nesta quarta. À frente da Croácia desde 2013, o ex-jogador comandou a seleção no Mundial do Brasil ano passado.

Alemão nascido em Berlim, Kovac optou por defender a Croácia, terra natal de seus pais, e foi capitão da seleção durante cinco anos, entre 2004 e 2009, quando decidiu pendurar as chuteiras jogando pelo RB Salzburg e investir na carreira de treinador, ofício que começou a ser descoberto nas categorias de base da seleção croata.

Em campo em 2006, quando a Croácia caiu na mesma chave do Brasil, na Copa realizada na Alemanha, Kovac recolocou a seleção croata na principal competição do futebol mundial em 2014, quando, novamente, a equipe caiu na chave da Seleção Brasileira, país sede da competição na oportunidade. Apesar dos grandes feitos, o também ex-jogador e presidente da Federação Croata, Davor Suker, optou pela rescisão.

“O corpo executivo da Associação Croata de Futebol alcançou uma decisão unânime para terminar o contrato com o nosso técnico Niko Kovac e seu auxiliar. Vamos entrevistar os substitutos em potencial nos próximos dez dias e esperamos ter um nome definido até o próximo encontro da cúpula da Associação Croata, em 21 de setembro”, elucidou o comunicado no site oficial.

Com a próxima partida pelas Eliminatórias marcada para 10 de outubro, contra a Bulgária, a Croácia corre contra o tempo para buscar um treinador que compactue com o projeto pensado para a seleção. Na terceira posição, com três pontos a menos que a líder Itália, os croatas buscam vitórias contra a Bulgária e a seleção de Malta, lanterna do Grupo H, para conseguir a classificação direta à Eurocopa.

Conteúdo Patrocinado