Torcedores croatas são condenados à prisão por cânticos nazistas - Gazeta Esportiva
Torcedores croatas são condenados à prisão por cânticos nazistas

Torcedores croatas são condenados à prisão por cânticos nazistas

Gazeta Esportiva

Por AFP

17/10/2023 às 18:34

São Paulo, SP

Um tribunal croata anunciou, nesta terça-feira, que condenou oito torcedores de futebol a penas de até dois meses de prisão. A decisão foi tomada depois dos indivíduos terem enaltecido o regime pró-nazista que esteve no poder durante a Segunda Guerra Mundial.




No último fim de semana, 12 torcedores foram detidos por terem proferido cânticos enaltecendo o regime de Ustasha (Movimento Revolucionário Croata) durante o jogo entre Croácia e Turquia no dia 12 de outubro. A partida foi realizada na cidade de Osijek, pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2024, e terminou com a vitória turca por 1 a 0.

Um torcedor foi condenado a dois meses de prisão e outros sete a 30 dias, informou à AFP um porta-voz do tribunal. Todos eles estão proibidos de comparecer a jogos da seleção da Croácia tanto no país como no exterior durante um ano.

O governo croata condenou firmemente o incidente. O primeiro-ministro Andrej Plenkovic afirmou que estes torcedores são "pessoas que desejam prejudicar a seleção nacional".

A Federação Croata de Futebol (HNS) condenou em várias ocasiões o uso de símbolos do Ustasha e as saudações nazistas de certos torcedores. Por sua vez, a Fifa também já aplicou várias multas à HNS pelo comportamento racista de parte de seus torcedores.

A seleção croata volta a campo no dia 18 de novembro, em partida contra a Letônia. A bola rola no Estádio Skonto, pela nona rodada das Eliminatórias da Euro.

Conteúdo Patrocinado