Reforço do Coritiba não jogará contra Fluminense por falta de vacina da covid-19 - Gazeta Esportiva
Reforço do Coritiba não jogará contra Fluminense por falta de vacina da covid-19

Reforço do Coritiba não jogará contra Fluminense por falta de vacina da covid-19

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/07/2023 às 19:45

São Paulo, SP

O Coritiba não poderá utilizar o atacante Maurício Garcez no próximo jogo do Campeonato Brasileiro. Contratado na semana passada, o atleta não tomou a vacina da covid-19 e, portanto, fica sem condições de estrear em função de obrigações impostas pela Normativa 2 do Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro.

Garcez vinha jogando no CSKA Sófia, da Bulgária, país que não colocou a vacina da covid-19 como obrigatória para entrar no país. Ele recebeu a vacina da Janssen - de dose única - na sexta-feira, dia 14. Portanto, será liberado apenas dentro de 14 dias a partir da data da vacinação.

O Coritiba volta a jogar pelo Brasileirão na segunda-feira da semana que vem, dia 24, contra o Fluminense. O jogo será realizado no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).



Veja o comunicado do Coritiba:

O Coritiba informa que o atacante Maurício Garcez não está elegível para a próxima rodada diante do Fluminense, pelas razões que seguem:

Por jogar na Bulgária, Garcez não tinha obrigatoriedade de se vacinar, de acordo com as regras do país. Entretanto, ainda sem ter seu retorno ao Brasil definido, o Departamento Médico buscou informações sobre a vacinação do atleta contra a Covid-19 e orientou, assim, que a aplicação fosse realizada.

De acordo com edição Normativa 2 do “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”, cuja última atualização publicada em julho de 2022, ítem 3, diz: “a validação do certificado de vacinação plena será aplicada após o período de 14 dias da data da aplicação da segunda dose, nas vacinas de duas doses, ou 14 dias após a data da aplicação da vacina de dose única”.

Na última sexta-feira (14), o atleta tomou a dose única da vacina Janssen e ficará apto na validação do certificado de vacinação da CBF após o período de 14 dias. Assim sendo, ainda que conste legalmente no BID, o atleta só estará elegível para inscrição em súmula a partir do dia 28 de julho de 2023.

Conteúdo Patrocinado