Você sabia? No início de sua história, Corinthians usou calções de sacos de farinha - Gazeta Esportiva
Você sabia? No início de sua história, Corinthians usou calções de sacos de farinha

Você sabia? No início de sua história, Corinthians usou calções de sacos de farinha

Gazeta Esportiva

Por Redação

08/06/2020 às 07:00

São Paulo, SP

Hoje um gigante, o Corinthians teve um início de história humilde, com uma série de dificuldades financeiras. Fundado em 1910, o time do Parque São Jorge originalmente utilizava um uniforme com cores diferentes do atual. As camisas eram bege, em homenagem ao Corinthian, da Inglaterra, e os calções eram brancos.

De acordo com Celso Unzelte, jornalista e pesquisador especializado no Alvinegro, o Timão não tinha uma saúda financeira boa o suficiente para comprar todas as peças de tecido. Portanto, em seus primeiros anos de vida, o Corinthians utilizou calções que derivavam de sacos antes utilizados para armazenar farinha.

(Foto: Acervo/Gazeta Press)


Foi apenas em 1920, quando o clube já estava melhor estabelecido, que foi possível adquirir calções feitos de tecido. No mesmo ano, o Corinthians também passou a adotar a cor preta na parte de baixo do uniforme, aproximando-se do que vemos hoje.

O primeiro título da história do Timão foi o Campeonato Paulista de 1914, organizado pela Liga Paulista de Futebol (LFP). Na ocasião, o clube disputou dez partidas, vencendo todas. Foram 37 gols marcados e nove sofridos.

Conteúdo Patrocinado