Veja tudo que você precisa saber sobre a condenação de Cuca, novo técnico do Corinthians - Gazeta Esportiva
Veja tudo que você precisa saber sobre a condenação de Cuca, novo técnico do Corinthians

Veja tudo que você precisa saber sobre a condenação de Cuca, novo técnico do Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/04/2023 às 07:00

São Paulo, SP

O técnico Cuca foi anunciado pelo Corinthians na última quinta-feira, após a saída de Fernando Lázaro ser oficializada. A contratação do ex-treinador do Atlético-MG fez muitos torcedores lembrarem de sua condenação por estupro após episódio que ocorreu em Berna, na Suíça, em 1987.

Cuca, na época jogador do Grêmio, foi detido ao lado de Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi, também atletas. Todos foram acusados de terem estuprado Sandra Pfäffli, que tinha apenas 13 anos, durante uma excursão do Tricolor Gaúcho na Europa.

Segundo a investigação da polícia local, a menina se dirigiu ao quarto de hotel dos jogadores gremistas com alguns amigos para pedir uma camisa do Grêmio. Os atletas, então, expulsaram os acompanhantes de Sandra e a abusaram sexualmente.





Após cerca de 30 dias presos em Berna, os jogadores foram liberados e retornaram ao Brasil. Depois de dois anos, Cuca, Eduardo e Henrique foram condenados à revelia a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência, enquanto Fernando foi condenado por estar envolvido no ato de violência. Como o Brasil não extradita seus cidadãos, eles não chegaram a cumprir a pena.







"Não fui julgado e culpado. Fui julgado à revelia, não estava mais no Grêmio quando houve esse julgamento com os outros rapazes. É uma coisa que eu tenho uma lembrança muito vaga, até porque não houve nada. Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso. Não houve abuso sexual, [não houve] tentativa de abuso ou coisa assim", disse o treinador à jornalista Marilia Ruiz em 2021.





Muitos torcedores do Corinthians na internet, especialmente mulheres, se manifestaram fortemente contra a chegada de Cuca. Algumas torcidas organizadas, como Camisa 12, Estopim e Pavilhão 9, publicaram notas de repúdio. A Gaviões da Fiel não se manifestou.

Essa é a primeira vez que Cuca dirige o Corinthians.  Ao longo de sua carreira, o treinador de 59 anos já dirigiu clubes como São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.

Em sua carreira, Cuca já conquistou uma Copa Libertadores (2013), dois Campeonatos Brasileiros (2016 e 2021), uma Copa do Brasil (2021), quatro Campeonatos Mineiros (2011, 2012, 2013 e 2021) e um Campeonato Carioca (2009).

A estreia de Cuca será no próximo domingo, contra o Goiás, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19 horas (de Brasília), no Estádio da Serrinha.

Conteúdo Patrocinado