Universo SCCP: Corinthians lança aplicativo multimídia em dia de estreia na Libertadores - Gazeta Esportiva
Universo SCCP: Corinthians lança aplicativo multimídia em dia de estreia na Libertadores

Universo SCCP: Corinthians lança aplicativo multimídia em dia de estreia na Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

05/04/2022 às 12:01 • Atualizado: 05/04/2022 às 13:40

São Paulo, SP

O Corinthians já está na Bolívia para fazer sua estreia na Copa Libertadores de 2022 nesta noite diante do Always Ready, no estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz. No Brasil, a equipe de marketing alvinegra lança nesta terça-feira, agora às 11h (de Brasília), o aplicativo UNIVERSO SCCP, uma aposta para trazer ainda mais para perto o torcedor.


"Um dos pilares do então candidato Duilio era colocar o nosso torcedor no centro do ecossistema corinthiano. Daí nasceu o UNIVERSO SCCP", iniciou José Colagrossi, superintendente de Marketing, Comunicação e Inovação do Corinthians, com exclusividade à Gazeta Esportiva.

"A principal ideia por trás do aplicativo é promover o engajamento digital dos nossos torcedores com o Corinthians, que fosse o principal ponto de contato e de relacionamento. Nosso propósito é dar à torcida, em um único ambiente, acesso a tudo que orbita o universo da marca: notícias, conteúdo exclusivo, incluindo transmissão de jogos, interações, experiências, recompensas, produtos licenciados, ingressos, o programa Fiel Torcedor", explicou.

Segundo Colagrossi, tudo isso acontecerá de forma gradativa, afinal, pode-se chamar o UNIVERSO SCCP de uma revolução digital. "Será preciso integrar todo o ecossistema construído pelo Corinthians há décadas com inúmeros parceiros de forma fragmentada. No fim, será uma experiência mais simples e muito mais rica para o torcedor".

O que é o UNIVERSO SCCP?


A reportagem testou o produto antes do lançamento, na última semana. A impressão é de realmente um mundo girando em torno do clube, com design leve e bastante identificado com o Timão, além de apresentar praticamente tudo o que o torcedor quer saber. Há também proposta de interatividade e algumas possibilidades de premiações futuras.

Em um único espaço, em sua primeira versão, o aplicativo oferece notícias das modalidades esportivas do Corinthians, conteúdo em vídeos, áudios, transmissão exclusiva de jogos e integração com Twitter.

Além disso, haverá também quizzes, pesquisas e funcionalidades para a própria programação do torcedor, como agenda de jogos, últimos resultados, escalação e estatísticas, mais um ranking de torcedores. Por fim, será possível acessar a loja online ShopTimão e resgatar pontos.

Tela do perfil do torcedor no novo aplicativo do Corinthians (Foto: Reprodução)


O Corinthians realizou, segundo Colagrossi, um benchmarking em nível global para entender o mercado dentro da vertical do esporte e fora dela.

"Entendemos que manter ativos um site, redes sociais e um aplicativo próprio gera interações que se complementam e que não permitem que cada um perca suas funções e razões de ser. A ideia é estar em todas as plataformas que o torcedor use, sempre com a convergência para o UNIVERSO SCCP".

Versões e vantagens


O aplicativo essencialmente é gratuito, no entanto, haverá, sim, alguns benefícios para aqueles que utilizarem a forma paga. O sócio do clube e o Fiel Torcedor, em algum momento, terão algumas vantagens também.

"O torcedor não paga absolutamente nada para fazer o download e usar o aplicativo com diversas funcionalidades e experiências. É claro que haverá outras formas de o torcedor utilizar o app, algumas pagas e outras não. Como o UNIVERSO SCCP é gamificado, com experiências interativas que permitem a recompensa com pontos e moedas do aplicativo, será possível ter acesso a benefícios com os recursos de uma carteira digital criada dentro da própria plataforma. Por exemplo: toda vez que o torcedor interagir fazendo um quiz ou respondendo uma pesquisa, será premiado com moedas para usar dentro do sistema, como se fossem milhagens de avião. Essas moedas podem ser usadas para resgatar benefícios como descontos em compras de produtos licenciados ou a realização do Tour da Neo Química Arena", disse o superintendente.

"Como nosso plano é integrar todo o ecossistema do Corinthians, principalmente os que já têm relação com o clube, então o sócio certamente em algum momento será contemplado pela plataforma. O que posso adiantar é que, em futuras versões, tanto o sócio do clube quanto o Fiel Torcedor adimplente terão descontos em resgates, participarão de sorteios exclusivos e concorrerão a experiências únicas", complementou.

Aba para o torcedor se "programar", com calendário de jogos, últimos resultados, entre outros. (Foto: Reprodução)


Diante disso, a ideia principal do marketing corintiano é inserir o clube de vez em outro universo, o do big data, aproximando ainda mais o torcedor e podendo proporcionar a ele uma experiência mais rica e personalizada.

“Queremos que o torcedor tenha uma troca cada vez mais franca com o clube e que seja recompensado nesta jornada. Isso também significa a entrada decisiva do clube no universo do big data, que é a principal aposta da indústria do futebol para alavancar receitas”.

“Sempre cumprindo à risca as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Corinthians poderá conectar torcedores e parceiros de maneira fluida, conhecendo melhor o torcedor e oferecendo a ele aquilo de que ele necessita. Nossa meta, no futuro, é entregar tudo que o torcedor precisa, com a marca do clube, para que a paixão seja vivida 24 horas por dia, num espaço virtual que beneficia o Corinthians”, finalizou.

Dentro de campo, o Corinthians estreia nesta terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), na Copa Libertadores, em busca de seu segundo título na competição - o primeiro e único caneco até agora foi conquistado há dez anos, em 2012. O adversário é o Always Ready, da Bolívia.




A criação e o lançamento do aplicativo Universo SCCP não tem relação com a perda de pontos de alguns torcedores no programa Fiel Torcedor. Segundo o clube, as promoções "Meus pontos de volta" e "Meus pontos de volta em dobro" expiraram e, por isso, muitos adeptos do programa tiveram reajuste na pontuação geral.


Conteúdo Patrocinado