O Corinthians atraiu milhares de torcedores – 7.000 lugares estavam disponíveis – ao seu estádio em Itaquera na fria tarde desta terça-feira, véspera da partida decisiva com o Guaraní, do Paraguai. Com bandeirões e sinalizadores, artefatos proibidos em dias de jogos, o público manifestou apoio ao elenco desde o aquecimento.
Quando os jogadores ainda formavam um círculo no centro do gramado, os nomes de cada um começaram a ecoar das arquibancadas. O primeiro a ser saudado (com bastante entusiasmo) foi o goleiro Cássio, que falhou feio na derrota por 2 a 0 para o mesmo Guaraní, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América.
A partir de Cássio, os torcedores continuaram a anunciar a escalação habitual de Tite. Mesmo punido pela Conmebol, o atacante Emerson teve o seu nome gritado junto com os dos titulares. O substituto Malcom, de apenas 18 anos, só foi lembrado pelo público mais tarde.
Jogadores tiveram seus nomes gritados pelos torcedores em Itaquera na hora do aquecimento - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Ainda entre os reservas, o mais festejado foi o meia Danilo, que coleciona atuações decisivas pelo Corinthians. O veterano já está sendo preparado por Tite para entrar no decorrer do compromisso contra o Guaraní, em que a equipe busca uma vitória por três gols de diferença para se classificar sem disputa de pênaltis.
No momento em que o coro acabou direcionado ao técnico, membros de outras facções se uniram à principal organizada do Corinthians para incentivar o comandante. O paraguaio Ángel Romero, autor do gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro no domingo, tornou-se o último a ganhar o carinho do público.
A prática de gritar os nomes dos jogadores do Corinthians foi deixada de lado já há algum tempo pelas uniformizadas – que costumam retomar o hábito em momentos decisivos –, principalmente após o ídolo argentino Tevez trocar o clube de forma polêmica pelo West Ham, da Inglaterra.
Público levou até sinalizadores para incentivar o Corinthians na véspera do jogo decisivo com o Guaraní - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Após as manifestações individualizadas de apoio, Tite dividiu o Corinthians entre titulares, para ajuste de posicionamento e treinamento de finalizações, e reservas, para uma atividade tática. A formação principal é a seguinte: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Paolo Guerrero.
Nas arquibancadas, então, a torcida passou a cantar as suas músicas mais tradicionais, que irão se repetir na noite de quarta-feira. E ainda houve espaço para um pedido também rotineiro: “Raça, Timão! Você é tradição!”. E um gesto de confiança inovador: “Pode acreditar! O Timão esse jogo vai ganhar!”.