Torcedores do Corinthians atiram cabeça de porco no gramado durante Derby em Itaquera
Por Iúri Medeiros e Victória Romanelli
São Paulo, SPO árbitro Wilton Pereira Sampaio só autorizou a cobrança de Raphael Veiga depois que Yuri Alberto chutou a cabeça do porco para próximo das placas de publicidade.
"Quase quebrei o pé, pensei que era uma almofada, era uma cabeça de porco, quase machuquei o pé. Mas vamos embora", disse Yuri de forma descontraída após a partida.
Antes da bola rolar, no setor leste do estádio, os corintianos organizaram um mosaico 3D com a imagem de um gavião segurando as taças dos títulos mundiais do Timão de 2000 e 2012.
Além dos troféus, uma faixa foi estendida com a seguinte frase: "O seu maior sonho é o seu pior pesadelo".
Na parte inferior do setor leste, algumas fitas provocativas ao rival foram posicionadas, lembrando os títulos do Campeonato Paulista de 1995, 1999 e 2018, todos conquistados em cima do Palmeiras. As conquistas da Libertadores de 2012 e do Brasileiro de 2011 também foram lembradas.
A exaltação às conquistas internacionais do Corinthians se deve ao entendimento das torcidas rivais de que o Palmeiras nunca conquistou um título mundial reconhecido pela Fifa.
Quando os jogadores do Palmeiras subiram para o aquecimento, os corintianos presentes nas arquibancadas entoaram cânticos de "Sem Mundial!", como normalmente ocorre nos clássicos disputados em Itaquera. Os atletas do Timão, mesmo com a recente eliminação na Copa Sul-Americana, foram celebrados. O padrão se manteve com a bola rolando no Derby.
As provocações ao Verdão não pararam por aí. O clube preparou copos especiais para a partida com a imagem de Edilson Capetinha fazendo as conhecidas embaixadinhas da final do Campeonato Paulista de 1999. Na ocasião, no Derby decisivo do Estadual, o ex-atacante provocou e causou a revolta dos jogadores palmeirenses com a jogada plástica, gerando uma confusão generalizada. O clássico terminou empatado por 2 a 2 e o alvinegro se sagrou campeão, já tinha a vantagem de 3 a 0 da ida.
O Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0, em clássico válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um primeiro tempo de chances criadas dos dois lados, o Timão foi mais eficiente e abriu o placar com Rodrigo Garro, em chute de fora da área. Na segunda etapa, com o alviverde exposto pela necessidade do resultado, o alvinegro ampliou com Yuri Alberto e sacramentou o triunfo no Derby.
Com a vitória, o Corinthians subiu para a 13ª posição do Brasileirão, com 38 pontos, quatro de vantagem em relação ao Athletico-PR, que abre o Z4. Já o vice-líder Palmeiras estacionou nos 61 pontos, três a menos em relação ao Botafogo, que encara o Vasco na rodada.