Timão tira lições de nova queda: gols fora de casa e alternativas táticas - Gazeta Esportiva
Timão tira lições de nova queda: gols fora de casa e alternativas táticas

Timão tira lições de nova queda: gols fora de casa e alternativas táticas

Gazeta Esportiva

Por Tomás Rosolino

07/05/2016 às 10:29

São Paulo, SP




O técnico Tite ainda tenta digerir melhor mais uma eliminação do Corinthians em Libertadores da América e dentro de sua casa, mas já tirou algumas lições a serem aplicadas daqui para frente. Para ele, os alvinegros sabem que daqui para frente terão de buscar mais o gol quando jogarem fora de casa em mata-matas e, principalmente, precisarão testar alternativas táticas para o já consagrado 4-1-4-1.

"Me perguntaram antes do jogo do Uruguai: "O resultado de empate é bom?". Eu disse: "Com gols". Meu primeiro título nacional foi com o Grêmio, Copa do Brasil, também valia gol fora de casa. Falei para buscarem mais no final do jogo. Enfim, fica essa lição. A nossa margem de acerto tem que ser mais alta também. Agora, nos pontos corridos, o que importa mais é a vitória, ter concentração para vitória", disse o treinador, expondo seu desânimo com a queda.

"É um grupo muito sedento por informação, de busca, inteligente sobre o que se faz em campo. Merecia ter ido mais adiante nas duas competições. Eles sabem disso. Assistem aos jogos e percebem que tinham condições de avançar. É tirar isso de lição e buscar novidades. Saber quem pode atuar melhor em que setor", avaliou o comandante.

Questionado sobre quais seriam as medidas a serem tomadas para que as lições fossem assimiladas pelo elenco, Tite soltou seu último lamurio por causa da queda na competição continental. Para ele, seria muito mais fácil saber o que fazer podendo explicar aos atletas em situações complicadas no torneio do que será agora.

"Temos mudanças no plano tático, mas também buscamos um crescimento em termos emocionais para saber jogar jogos decisivos, como aconteceu agora das oitavas de final. Aprendizado prático, não teórico. Eles sentem que esse conhecimento só se consegue jogando também", analisou.

Sempre frisando que esse time está em reconstrução e que a torcida não pode esperar mais uma vez o título do Brasileiro, Tite ainda pediu para que a diretoria não fosse apontada como culpada pela debandada de seis titulares da conquista do ano passado. Na avaliação dele, há um conjunto bem maior de fatores que causou a saída de Gil, Ralf, Jadson, Renato Augusto, Malcom e Vagner Love.

"Foi atípico, nós chegamos em dezembro e estava tudo calmo. Aí do nada vem um turbilhão de coisas em seguida. Não é culpa da direção, minha, torcedor, talvez seja um reflexo social, poderio econômico geral. Corinthians tem sido pródigo em manter sua base. Essa situação foi atípica", assegurou, vendo alguns avanços já alcançados.

"Essa é uma equipe que não fez gol em três jogos só neste ano, tem o segundo maior ataque do campeonato, já tem o DNA próprio e se ajustou no meio da competição. Nos últimos sete jogos o time só não fez gol em um, justamente o do Nacional", concluiu o comandante.

Com compromisso marcado apenas para o dia 15, contra o Grêmio, em Itaquera, pela estreia do Campeonato Brasileiro, os jogadores ganharam uma folga de dois dias neste final de semana. A volta deles está marcada para a segunda-feira, às 10h30, quando se iniciará o preparo para o embate frente aos gaúchos.

Conteúdo Patrocinado