Raio-X: como o Corinthians ficou com a segunda melhor campanha da primeira fase do Paulistão - Gazeta Esportiva
Raio-X: como o Corinthians ficou com a segunda melhor campanha da primeira fase do Paulistão

Raio-X: como o Corinthians ficou com a segunda melhor campanha da primeira fase do Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/03/2022 às 07:00

São Paulo, SP

O Corinthians confirmou, no último domingo, a segunda melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. Isso aconteceu após a vitória por 1 a 0 sobre o rebaixado Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, pela 12ª e última rodada da primeira fase.

Agora começa a fase das quartas de final, mas, fizemos um resumo do que aconteceu de janeiro para cá para que o Timão confirmasse essa colocação tão importante na tabela geral, que garante a possibilidade de disputar uma eventual semifinal em casa.

De modo geral, o Corinthians ficou muito à frente dos outros três colocados do grupo A: foram 23 pontos conquistados, advindos de sete vitórias, dois empates e três derrotas. Foram 19 gols feitos e nove tomados, a segunda melhor defesa do Estadual, atrás apenas do Palmeiras, que levou três.

Já o Guarani, adversário do Timão nas quartas, somou apenas 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e seis derrotas), mesma pontuação da Inter de Limeira, terceira colocada e com uma vitória a menos. O Água Santa foi o lanterna, com 11 pontos. A partida contra o Bugre acontecerá na quinta-feira, às 19h, na Neo Química Arena.




Os gols do Corinthians foram marcados por jogadores diferentes, mas Róger Guedes confirmou a artilharia isolada contra o Novorizontino. Ele marcou quatro gols no ano, seguido de Paulinho, que soma três. Confira aqui a lista completa. O Alvinegro empatou com Ituano e RB Bragantino nos 19 gols marcados, com os melhores ataques. No saldo, novamente só perdeu para o Alviverde (10 contra 14).

Já as assistências foram divididas entre Fagner e Giuliano (três cada); Róger Guedes (duas); Adson, Gabriel Pereira, Renato Augusto, Willian e Cantillo (uma cada).

Outro ponto a se levar em conta é que o clube teve três técnicos diferentes do começo do ano para cá. Sylvinho, que veio contestado do ano passado; o interino Fernando Lázaro, que assumiu após a demissão de Sylvinho; e, por fim, o português Vítor Pereira.

Sylvinho somou um empate (Ferroviária), uma vitória (Santo André) e uma derrota (Santos), enquanto Lázaro teve resultados mais positivos (quatro vitórias e um empate). Já Pereira tem, até agora, duas derrotas e duas vitórias.

As únicas derrotas do ano do Corinthians foram nos três clássicos disputados, contra Santos (2 a 1, sob comando de Sylvinho), São Paulo (1 a 0, Vítor Pereira) e Palmeiras (2 a 1, Vítor Pereira). É possível que Tricolor e Alviverde estejam no caminho do Timão em eventuais semi e final. O Santos não se classificou para o mata-mata.

Relembre abaixo todos os jogos da primeira fase do Corinthians no Campeonato Paulista:

Sylvinho
1ª rodada - Corinthians 0 x 0 Ferroviária
2ª rodada - Santo André 0 x 1 Corinthians (gol de Fábio Santos, de pênalti)
3ª rodada - Corinthians 1 x 2 Santos (gol de Jô)
---
Fernando Lázaro
4ª rodada - Ituano 2 x 3 Corinthians (gols de Fábio Santos, de pênalti, Giuliano e Paulinho)
5ª rodada - Corinthians 2 x 1 Mirassol (gols de Renato Augusto e Paulinho)
7ª rodada - Corinthians 3 x 0 São Bernardo (gols de Róger Guedes (dois) e Willian, de pênalti)
8ª rodada - Botafogo-SP 1 x 1 Corinthians (gol de Raul Gustavo)
9ª rodada - Corinthians 1 x 0 RB Bragantino (gol de Gustavo Silva)
---
Vítor Pereira
10ª rodada - São Paulo 1 x 0 Corinthians
11ª rodada - Corinthians 5 x 0 Ponte Preta (gols de Renato Augusto, Paulinho, Gustavo Silva, Adson e Mantuan)
6ª rodada (atrasada) - Palmeiras 2 x 1 Corinthians (gol de Róger Guedes)
12ª rodada - Novorizontino 0 x 1 Corinthians (gol de Róger Guedes)

Conteúdo Patrocinado