Rafael Ramos reafirma que não cometeu injúria racial contra Edenilson em depoimento ao STJD - Gazeta Esportiva
Rafael Ramos reafirma que não cometeu injúria racial contra Edenilson em depoimento ao STJD

Rafael Ramos reafirma que não cometeu injúria racial contra Edenilson em depoimento ao STJD

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon

31/05/2022 às 14:47 • Atualizado: 31/05/2022 às 18:13

São Paulo, SP

O lateral-direito Rafael Ramos, do Corinthians, deu um rápido depoimento nesta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e reafirmou que não falou a palavra "macaco" para o meio-campista Edenilson, do Internacional, em jogo realizado no Beira-Rio, no dia 14 de maio.

"Tenho afirmado, como advogado dele, que ele, em todos os momentos em que é ouvido, em momento algum falou essa palavra macaco. O que se espera é que, tanto na esfera criminal quanto, no inquérito policial, como no inquérito na esfera desportiva, esses expedientes sejam arquivados e esse assunto seja esquecido de vez, porque não aconteceu", disse Daniel Bialski, um dos advogados que acompanha o jogador no caso.

Segundo a defesa de Rafael, Edenilson teria entendido errado devido à nacionalidade do jogador, que é natural de Portugal e chegou neste ano ao Corinthians. Na próxima semana, será Edenilson o ouvido pelo STJD.




Vale mencionar que esta fase é considerada, segundo o advogado, como um pré-processo, como se fosse um inquérito na Justiça Desportiva. O caso só se tornará um processo de fato caso os responsáveis entendam que existem elementos mínimos para a abertura de um procedimento, tanto no âmbito desportivo quanto na esfera criminal.

O Internacional recebeu o Corinthians no dia 14 de maio, no Beira-Rio, em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão. Na ocasião, durante uma disputa de bola, Edenilson alegou ter ouvido a palavra "macaco" proferida pelo atleta português Rafael Ramos.

O meia colorado abriu um boletim de ocorrência relatando o fato, e Rafael acabou preso em flagrante pela Polícia dentro do estádio pelo crime de injúria racial. O clube paulista pagou a fiança de R$ 10 mil e ele foi solto para responder em liberdade. Confira o posicionamento do Corinthians.

Rafael Ramos falou que tudo não passou de um mal-entendido e foi até o vestiário do Internacional para falar com Edenilson. O meia, por outro lado, reafirmou, mais tarde, que ouviu a palavra macaco. O Corinthians ainda contratou uma perícia, que confirmou que ele não cometeu o crime - é importante lembrar, porém, que o laudo que será utilizado pela Polícia Civil não será o mesmo.

Rafael Ramos voltou a atuar após o episódio no último domingo, no empate por 1 a 1 contra o América-MG. Ele foi titular e jogou os 90 minutos.

Conteúdo Patrocinado