Por Corinthians mais disciplinado, Tite proíbe caneleiras nos treinos - Gazeta Esportiva
Por Corinthians mais disciplinado, Tite proíbe caneleiras nos treinos

Por Corinthians mais disciplinado, Tite proíbe caneleiras nos treinos

Gazeta Esportiva

Por Marcos Guedes e Helder Júnior

01/10/2015 às 08:36

São Paulo, SP

Tite aboliu as caneleiras dos treinamentos do Corinthians em 2015. Preocupado em disciplinar a equipe que lidera o Campeonato Brasileiro, o técnico decidiu fazer os seus jogadores se exercitarem sem a tradicional proteção nas pernas, com o intuito de coibir as jogadas mais violentas.

“Isso é pensado pelo Tite. Desde que assumiu o time, na pré-temporada nos Estados Unidos, ele pediu para a gente treinar forte, mas sem chegar por cima nas divididas. Assim, ninguém se machuca. A gente não põe as caneleiras por isso”, contou o zagueiro Gil.

Vagner Love pode treinar com as meias arriadas sem temer a truculência de Gil (foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Vagner Love pode treinar com as meias arriadas sem temer a truculência de Gil (foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


A estratégia de Tite surtiu efeito. O Corinthians é o time que menos recebeu cartões amarelos no Campeonato Brasileiro – apenas 45. Foram duas expulsões (contra uma de Grêmio e Sport), porém ambas contestadas pelo treinador. O lateral direito Fagner viu o vermelho na derrota por 1 a 0 para o Santos de 20 de junho, assim como o zagueiro Felipe no empate por 1 a 1 com o São Paulo de 9 de agosto.

No início do ano, ao contrário, o descontrole causava inquietação no Corinthians. Tite chegou a dar uma reprimenda pública no elenco em função de ter três atletas expulsos (Cássio, Guerrero e Fábio Santos, os dois últimos já em outros clubes) nos três primeiros jogos oficiais de 2015.

Já no Campeonato Paulista, no entanto, o Corinthians que treinava sem caneleiras mudou a sua postura nos jogos e ficou na terceira colocação (à frente dos grandes rivais e só atrás de Audax e São Bernardo) do Troféu Fair Play, oferecido pelo Panathlon Club São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1995. Com Tite, o time ganhou essa premiação em 2011 e em 2013.

Para ser líder também em disciplina, contudo, não basta apenas inutilizar as caneleiras dos adversários. O Corinthians também se contém nas queixas com os árbitros, alvos de duras críticas no Brasileiro. “O Tite sempre fala para a gente não reclamar. Ele nos policia bastante”, observou Gil.

Conteúdo Patrocinado