PM faz observação, e jogo do Timão em Itaquera passa para sábado - Gazeta Esportiva
PM faz observação, e jogo do Timão em Itaquera passa para sábado

PM faz observação, e jogo do Timão em Itaquera passa para sábado

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/04/2016 às 13:10 • Atualizado: 12/04/2016 às 13:38

São Paulo, SP

PM se opõe a jogo no domingo, e Timão aceita recomendações para alterar data (Foto:Fernando Dantas/Gazeta Press)
PM se opõe a jogo no domingo, e Timão aceita recomendações para alterar data (Foto:Fernando Dantas/Gazeta Press)


A partida entre Corinthians, time de melhor campanha no estadual, e Red Bull Brasil, válida pelas quartas de final do Paulistão, teve sua data rearranjada. Antes marcado para a tarde de domingo, às 16h (de Brasília), o duelo agora seguirá em Itaquera (SP), mas no sábado à tarde, às 16h20 (de Brasília).

Após a Polícia Militar se opor ao calendário divulgado pela FPF na última segunda, durante o Congresso Técnico do Paulistão, por conta dos atos políticos programados para domingo em prol do impeachment da presidente Dilma Rousseff, e que devem movimentar a cidade no fim de semana, a data passou por uma nova avaliação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, grande parte do efetivo policial nas ruas será deslocado para fiscalizar os atos pró-impeachment na região central. Com o jogo passando para sábado, segurança com relação à organização do jogo fica mais garantida.

Além do maciço uso dos transportes públicos e da aglomeração popular na região central da cidade no domingo por conta das manifestações, a segurança é outra questão preocupante.

À priori, Corinthians e São Paulo jogariam no mesmo dia, em horários diferentes, nos municípios de Itaquera e Diadema – ambos exigem deslocamento via transporte público. Com o jogo do Santos no litoral, sábado, o único jogo a acontecer na capital será o do Timão, já que o Palmeiras só entra em campo na noite de segunda-feira.

O último clássico válido pelo Paulistão, entre Palmeiras e Corinthians, no Pacaembu, envolveu uma série de confusões. Ao menos quatro brigas de rua foram registradas na cidade, e apenas uma nas proximidades do estádio.

Confrontos de torcida no metrô do Brás, na cidade de Guarulhos (SP) e no Itaim Paulista (SP) provocaram a prisão de ao menos 30 torcedores – todos liberados após a assinatura de termo circunstanciado.

Um representante do Batalhão de Choque da PM até participou da reunião com os dirigentes dos oito clubes classificados, na sede da Federação Paulista, na manhã da última segunda. No entanto, a reprovação da PM sobre o horário do jogo só foi veiculada em nota oficial, após o evento.

A FPF, até a noite da última segunda, afirmava desconhecer qualquer veto. Nesta terça, a entidade emitiu nota oficial "lamentando o transtorno" que a alteração de horários pode ter causado aos torcedores. No texto, a FPF deixa claro que a mudança partiu de uma exigência da Globo em conjunto com a Polícia Militar.

Confira na íntegra o comunicado emitido pela Federação Paulista de Futebol (FPF):

A Federação Paulista de Futebol lamenta informar aos torcedores que a partida entre Corinthians e Red Bull Brasil foi alterada para este sábado, 16h20 (de Brasília), na Arena Corinthians.

A mudança atende pedido da Polícia Militar e da Rede Globo, em virtude das manifestações programadas para o domingo e do delicado momento que o país vive.

A FPF esclarece, porém, que durante o Conselho Técnico das quartas de final, nesta segunda (11), todos os órgãos envolvidos na organização dos jogos deram aval para que a partida acontecesse no domingo (17).

Reiteramos nossos pedidos de desculpas ao eventual transtorno que essa alteração pode causar aos milhares de torcedores paulistas.

Veja a tabela atualizada das quartas de final do Paulistão:

Sábado,16
Corinthians x Red Bull Brasil, São Paulo, 16h20 (Globo/PPV)
Santos x São Bento, Santos, 18h30 (PPV)

Domingo, 17
Audax x São Paulo, Osasco, 18h30 (SporTV)

Segunda-feira, 18
Palmeiras x São Bernardo, São Paulo, 21h (PPV)

 

Conteúdo Patrocinado