Itaquera atrai até torcedores peruanos em primeiro dia de tour - Gazeta Esportiva
Itaquera atrai até torcedores peruanos em primeiro dia de tour

Itaquera atrai até torcedores peruanos em primeiro dia de tour

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior

11/05/2017 às 08:30 • Atualizado: 11/05/2017 às 15:28

São Paulo, SP

"Abre-te, Sócrates!": com essas palavras foram abertas algumas das portas da Casa do Povo (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


O Corinthians enfim abriu o seu estádio à visitação em dias sem jogo. Na quarta-feira, exatamente quando a arena construída em Itaquera completou três anos, o clube recebeu os primeiros torcedores – quatro deles estrangeiros, do Peru – para o tour batizado de “Casa do Povo”.

O passeio é iniciado no setor oeste de Itaquera, onde há alguns atrativos para quem chegar cedo – uma lanchonete, uma pequena quadra (com direito à presença de um goleiro), dois videogames com jogos de futebol e estátuas dos ídolos Sócrates e Basílio, até então principais focos de atenção dos visitantes.

No horário marcado nos ingressos (há diversas opções, das 9 horas às 16h45), dois dos 12 guias contratados pelo Corinthians, devidamente uniformizados com camisas da equipe, reúnem os grupos de até 40 pessoas para percorrerem juntos as mais diversas áreas do estádio.

Selecionados entre mais de 300 torcedores, os guias tiveram treinamento durante quase dois meses e esbanjam animação para contar histórias do estádio e do clube do coração. Após alguma de suas explanações, quase sempre instigam todos a gritar: “Vai, Corinthians!”.

Estátua de Basílio, o herói de 1977, prende a atenção de quem aguarda o início do tour (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


No tour que a Gazeta Esportiva acompanhou, o penúltimo do dia, os visitantes eram todos corintianos. Inclusive uma família de quatro peruanos, que garantiu torcer pelo Corinthians mesmo à distância, oficialmente os primeiros estrangeiros da Casa do Povo. Na fase de testes, dois argentinos já haviam participado do passeio.

Findadas as apresentações, os corintianos brasileiros e peruanos foram conduzidos ao estacionamento de Itaquera, onde os guias valorizaram a arquitetura do estádio. A fachada envidraçada do setor oeste foi projetada por Aníbal Coutinho para se assemelhar ao sacudir da rede no momento de um gol, conforme foi contado com entusiasmo.

Já no átrio do setor oeste, os visitantes depararam com o grande distintivo de aço do Corinthians e com o painel com a imagem de São Jorge, padroeiro do clube, além de visualizaram o pequeno museu com exposições temporárias de peças doadas por torcedores. Ali, os guias redobraram o cuidado para o grupo, com a curiosidade aguçada, não se dissipar pelos corredores de Itaquera.

Torcedores testaram a acústica de arena com um dos muitos gritos de "vai, Corinthians" (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Com todos reunidos, o passeio seguiu por alguns dos 89 camarotes do estádio à arquibancada oeste superior, onde foi ressaltada a qualidade do escorregadio gramado de Itaquera, importado dos Estados Unidos e propício a climas frios. “Vai, Corinthians!”, berraram todos novamente, surpreendidos pelo eco. “Vocês repararam na acústica do estádio? O som reverbera até o centro do campo, ajudando o Timão a ter um aproveitamento impressionante aqui dentro”, destacou o guia Bruno Di Iorio.

Antes de descer para conhecer o que foi chamada de “parte da emoção” da Casa do Povo, os torcedores ainda se impressionaram com o maior dos camarotes da arena, situado na curva entre os setores oeste e sul. Outra pausa para fotografias, e alguns, mais animados, já começavam a rememorar locuções de radialistas de gols históricos do Corinthians.

A função da imprensa de registrar a história do clube foi exaltada no ambiente seguinte, a Sala das Invasões, utilizada por jornalistas nos dias de partida. O lugar ganhou esse nome porque os seus papéis de parede retratam viagens marcantes da torcida do Corinthians ao Rio de Janeiro, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 e no Mundial de 2000, e ao Japão, no Mundial de 2012.

Visitantes posaram para os fotógrafos oficiais como se fossem reforços do Corinthians (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Com mais alguns passos, o grupo adentrou a sala de entrevistas coletivas e foi motivado a posar para fotógrafos contratados onde o técnico Fábio Carille costuma se pronunciar. Sobre a mesa, havia duas camisas oficiais para os torcedores fingirem ser reforços do Corinthians em dia de apresentação. “Você é goleador como o Guerrero?”, perguntou o guia a um dos peruanos, que só abriu um sorriso como resposta.

No vestiário visitante, o que o centroavante Paolo Guerrero precisa frequentar após gerar revolta ao trocar o Corinthians pelo Flamengo, todos escutaram um discurso de respeito aos adversários. “Sem os rivais, não há jogo de futebol. Eles contribuíram para a grandeza do Corinthians”, bradou o guia Bruno, em fala que encheria de orgulho o técnico Tite, hoje na Seleção Brasileira.

Os torcedores, contudo, estavam mais interessados em conhecer o vestiário do Corinthians, que pouco difere do outro – os armários são pretos e há televisões e uma lousa para Carille passar suas instruções, além de uma pequena imagem de São Jorge. “Abre-te, Sócrates!”, um menino foi orientado a dizer, para abrir a porta do local. Ao lado, na sala de aquecimento da equipe, nenhum dos torcedores resistiu à oportunidade de bater bola.

Nenhum torcedor resistiu à chance de bater bola na sala de aquecimento do Corinthians (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Após mais de uma hora, o tour chegou ao fim com o túnel que dá acesso ao gramado, o ápice da visita, já com todos cantarolando o hino do Corinthians. “Olha lá, a taça da Libertadores, igual fazem na Bombonera (estádio do Boca Juniors)!”, exclamou um corintiano.

As últimas fotografias dos torcedores foram com a réplica do troféu continental e no banco de reservas, já ao cair da noite. Antes de serem orientados a conhecer a loja Poderoso Timão do estádio – o tour não passa por ali –, eles ainda desafiaram a ordem de não pisar no gramado e, sorridentes, colocaram as pontas dos pés em alguns tufos de grama.

Para quem quiser vivenciar uma experiência semelhante à desse grupo, a Casa do Povo está aberta de quarta-feira a domingo, à exceção dos dias de jogo. As entradas custam R$ 40 durante a semana e R$ 60 aos finais de semana, com 20% de desconto para os associados do programa Fiel Torcedor, e estão à venda no site tour.arenacorinthians.com e nas bilheterias da arena. Crianças de três a 12 anos, idosos e estudantes pagam metade, enquanto os menores de três anos têm acesso gratuito.


Conteúdo Patrocinado