Futebol

Inversões de bola dos volantes para os laterais viram marca registrada do Corinthians

São Paulo , SP
18/02/2020 07:00:36

Em: Corinthians, Futebol

Com pouco mais de um mês à frente do Corinthians, Tiago Nunes já conseguiu implementar algumas características de seu modelo de jogo. Inclusive, já é possível identificar traços semelhantes ao Athletico Paranaense comandado pelo treinador. Dentre eles, está a importância dos volantes na construção ofensiva da equipe.

Na formação de Tiago Nunes, os dois volantes precisam ser muito mais do que apenas marcadores. Os jogadores dessa posição são os principais responsáveis pela saída de bola do time, necessitando ter uma boa qualidade de passa para tal.

Camacho e Cantillo são fundamentais para o modelo de jogo de Tiago Nunes (Foto: Daniel Augusto Jr/SCCP)

Desde o início do ano, é possível notar que uma jogada acontece com frequência durante as partidas. Cantillo ou Camacho recebem a bola próximos ao círculo central e buscam longos lançamentos com direção aos laterais. A ideia é deixar os jogadores de lado de campo no “mano a mano” com os defensores adversários.

De acordo com o Footstats, nenhum dos dois volantes errou lançamentos no clássico contra o São Paulo, no último sábado. Enquanto Camacho acertou uma bola longa, Cantillo lançou duas vezes corretamente para seus companheiros.

Na melhor chance criada no clássico, Cantillo fez grande lançamento da esquerda para a direita e encontrou Fagner, que tocou para Boselli dentro da área. O centroavante driblou Tiago Volpi e finalizou, porém o goleiro do São Paulo conseguiu se recuperar e fez a defesa.

Quando treinava o Athletico Paranaense, Tiago Nunes também apostava nas inversões a partir de seus volantes. A principal peça para essa jogada era Bruno Guimarães, que tem visão de jogo e qualidade para lançamentos longos.

Não à toa os laterais eram fundamentais para o Furacão. Renan Lodi, hoje no Atlético de Madrid, se destacou pela sua força ofensiva e facilidade para dar assistências aos seus companheiros na linha de fundo. Do outro lado, Madson foi o lateral com o maior número de gols marcados no Campeonato Brasileiro do ano passado, tendo balançado as redes cinco vezes.

Depois de seis rodadas disputadas pelo Paulistão, o Corinthians ocupa a segunda colocação do grupo D, com oito pontos somados. Os comandados de Tiago Nunes voltam a campo no próximo sábado, para enfrentarem o Água Santa, em Diadema, às 15h.




×
Quer receber notícias do Corinthians?