Em três meses, Alan Mineiro vai de "gordinho" a titular na Libertadores - Gazeta Esportiva
Em três meses, Alan Mineiro vai de "gordinho" a titular na Libertadores

Em três meses, Alan Mineiro vai de "gordinho" a titular na Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Tomás Rosolino

19/04/2016 às 08:33

São Paulo, SP

Meia marcou gol nos últimos dois jogos e deve ser o escolhido para a vaga de Giovanni (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Meia marcou gol nos últimos dois jogos e deve ser o escolhido para a vaga de Giovanni (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


"Todos os outros atletas voltaram para a pré-temporada melhores do que ano passado. O Alan Mineiro precisa ser educado, porque em termos físicos veio muito abaixo". Foi com essa frase que Tite reclamou do sobrepeso de Alan Mineiro e explicou o motivo do jogador ter ganhado poucas oportunidades na excursão pela Flórida, em janeiro. Três meses depois, porém, o armador deve ser titular da equipe na última partida da fase de grupos da Libertadores, nesta quarta, às 21h45 (de Brasília), contra o Cobresal.

Após passar por quase 40 dias de recondicionamento físico e iniciar sua caminhada em campo com um má apresentação no clássico contra o Santos, Alan agradou Tite pela força física e qualidade no passe, de acordo com o próprio treinador. Por isso, ganhou mais minutos para jogar, sendo titular em duas partidas do Paulista nas quais o comandante optou por uma equipe mista.

O ápice se deu nos embates contra Novorizontino e Red Bull. Suplente em ambos, entrou e marcou um gol em cada partida, "cavando" sua vaga com a lesão no tornozelo esquerdo de Giovanni Augusto. Ainda sem a concorrência de Marquinhos Gabriel, que só poderá jogar no mata-mata da Libertadores, ele terá a chance de iniciar o embate frente aos chilenos.

"Fico muito feliz de estar conquistando esse espaço. Trabalhei bastante, fiquei quieto e as coisas estão acontecendo para mim", disse o jogador após o 4 a 0 sobre o Red Bull, quando ainda não sabia da provável oportunidade no torneio continental. Sua característica de armação, por sinal, é o que lhe daria essa chance.

"Não dá para jogar com três agudos e três armadores. Precisamos ter quatro que pensem o jogo, quatro armadores de fato, por isso a opção pelo Alan no lugar do Giovanni", comentou o técnico Tite ao justificar a entrada do camisa 29 no final de semana. A análise, porém, também serve para a disputa pela titularidade do embate desta quartam colocando o ex-Bragantino à frente dos concorrentes.

Romero e Marlone, ouras opções do treinador, são tidos como pontas pela comissão técnica, algo que fica aquém do desejado, deixando-os apenas como opção para a vaga de Lucca. Apreciador de rápidas trocas de passe e triangulações, o gaúcho acredita que atacantes pelos dois lados comprometeriam essa característica.

Outro indício da titularidade de Alan Mineiro foi dado após o treino desta segunda, quando André, Lucca, Guilherme, Uendel e Yago, todos titulares, treinaram pênaltis. Dentre eles, o armador apareceu como sexto elemento e teve até bom aproveitamento: fez suas três cobranças, assim como André e Uendel.

Conteúdo Patrocinado