Em estreia de uniforme amarelo, Corinthians vence líder Botafogo em Itaquera - Gazeta Esportiva
Em estreia de uniforme amarelo, Corinthians vence líder Botafogo em Itaquera

Em estreia de uniforme amarelo, Corinthians vence líder Botafogo em Itaquera

Gazeta Esportiva

Por Iúri Medeiros

22/09/2023 às 22:05 • Atualizado: 23/09/2023 às 02:17

São Paulo, SP

O Corinthians venceu a equipe do Botafogo por 1 a 0, nesta sexta-feira, em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto na Neo Química Arena marcou a estreia do uniforme amarelo do Timão e ajudou o time de Vanderlei Luxemburgo a se distanciar do Z4 da liga nacional. O zagueiro Gil foi o autor do gol do triunfo do clube paulista.

Com esse resultado, o Corinthians subiu para a 10ª posição, com 30 pontos conquistados abrindo vantagem de seis pontos para a zona de rebaixamento. Já o Botafogo segue na liderança do Brasileiro, com 51 unidades, sete a mais em relação ao vice-líder Palmeiras.

Agora, o Corinthians volta a entrar em campo na próxima terça-feira, novamente na Neo Química Arena, para enfrentar o Fortaleza, pela semifinal da Copa Sul-Americana. O Botafogo, por sua vez, terá pela frente o Goiás, no dia 2 de outubro (segunda-feira), na capital carioca.



O jogo


O primeiro tempo foi de poucas emoções em Itaquera. O Botafogo teve a iniciativa do confronto, mas aos 23 minutos o lateral esquerdo Marçal acabou expulso após forte entrada em Pedro, deixando o Glorioso em desvantagem numérica. Com esse cenário a equipe de Vanderlei Luxemburgo assumiu o controle, mas também pouco assustou.

O segundo tempo já foi diferente. Com as entradas de Fagner e Renato Augusto, o Corinthians passou a intensificar a pressão e arriscar finalizações mais perigosas. Aos sete minutos, o Timão quase abriu o placar com Rojas em finalização de fora da área que parou em Perri.

Pouco tempo depois, o Timão chegou ao seu gol. Matheus Bidu atacou a linha de fundo e cruzou na cabeça de Gil, que cabeceou em cima de Perri mas aproveitou o rebote para fuzilar para o fundo das redes botafoguenses.

Após o tento, o Corinthians seguiu superior, controlando a posse de bola e desgastado a marcação do adversário. O Botafogo esboçou uma pressão final e assustou na reta final, com cabeçada de Cuesta para defesa de Cássio, mas não foi capaz de evitar a quarta derrota seguida na temporada.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Data: 22 de setembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: às 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cezar Zanovelli da Silva (MG-Fifa)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Rafael Traci (Fifa)
Público total: 37.543 torcedores
Renda: R$ 2.311.037,08

Gols: Gil, aos 14 minutos do 1ºT (Corinthians)
Cartões amarelos: Gabriel Moscardo, Gil, Fagner e Yuri Alberto (Corinthians); Marlon Freitas, Adryelson, Tchê Tchê e Diego Costa (Botafogo)
Cartão vermelho: Marçal (Botafogo)

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo (Fagner), Gil e Matheus Bidu (Fábio Santos); Gabriel Moscardo (Renato Augusto), Maycon e Rojas; Wesley (Romero), Pedro (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Plácido (Júnior Santos), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Gabriel Pires) e Eduardo; Victor Sá (Carlos Alberto), Luis Henrique (Diego Costa) e Tiquinho Soares (Hugo)
Técnico: Bruno Lage

Conteúdo Patrocinado