O Corinthians confirmou no último domingo a saída do zagueiro João Pedro Tchoca, que acertou com o Torino, da Itália. O técnico Dorival Júnior já prepara um substituto para preencher a lacuna no elenco, mas pensa que o Timão deve ir ao mercado.
Após a vitória sobre o Velo Clube, em Rio Claro, pelo Campeonato Paulista, Dorival falou sobre a perda de Tchoca. O treinador relembrou a trajetória do jovem defensor e desejou sorte ao atleta de 22 anos na Europa.
"É uma oportunidade na carreira do Tchoca. É um novo passo. Quando eu cheguei aqui, era o quinto zagueiro. Foi valorizado e jogou, deu uma resposta às categorias de base do clube. É mais um atleta que dá um passo na carreira, espero que seja muito feliz. Fez por merecer. Espero que ele vá muito bem e complemente a sua carreira de forma positiva", disse o comandante em entrevista coletiva no Benitão.
Substituto no forno
Enquanto Tchoca se despede do Corinthians, Dorival já tem o substituto saindo do forno. Trata-se de Iago Machado, zagueiro de apenas 16 anos. Ele foi chamado pelo treinador para treinar com o time principal na última semana, após a participação do Timão na Copinha.
Entretanto, para Dorival, a promoção de Iago não inibe a necessidade do clube contratar um novo defensor. Com a saída de Tchoca, restaram apenas quatro opções para o setor: Gustavo Henrique, André Ramalho, Cacá e o recém-chegado Gabriel Paulista.
"Estamos preparando um outro garoto, mas ao mesmo tempo sabemos que, com saídas, devemos ter novas chegadas. É necessário. Temos um menino que é muito promissor, mas demanda uma preparação maior para que a gente não acelere o processo. Tem pouca idade, 16 para 17 anos, mas tem muitas qualidades e promete muito. Precisamos de tempo para que ele possa desenvolver suas condições. Teremos obrigatoriamente que buscar um nome no mercado", afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Conheça a joia
Iago Machado é tratado como uma joia das categorias de base do Corinthians. O zagueiro de 1,87 m está no clube desde os seis anos de idade e já desperta interesse de clubes europeus, como Chelsea e Arsenal. Ele tem contrato com o Timão até abril de 2028 e multa rescisória avaliada em 100 milhões de euros (R$ 629 milhões) para o exterior.
Veloz, o Filho do Terrão se destacada pela liderança, boa técnica, leitura de jogo e faro artilheiro. Em 2025, ele anotou nove gols em 38 jogos disputados pela categoria sub-17.
Enquanto a diretoria do Corinthians busca alternativas no mercado, Iago tenta convencer Dorival nos treinos e vive expectativa de, em um futuro breve, ganhar uma chance em jogos do Campeonato Paulista ou Brasileiro.