Corinthians volta a se comportar e supera rivais em disputa de fair play - Gazeta Esportiva
Corinthians volta a se comportar e supera rivais em disputa de fair play

Corinthians volta a se comportar e supera rivais em disputa de fair play

Gazeta Esportiva

Por Helder Júnior

11/04/2015 às 08:07

São Paulo, SP


O Corinthians voltou a ser motivo de orgulho para Tite não apenas pelo bom futebol. Dois meses após o elenco ouvir uma reprimenda em função das expulsões no início de temporada, o técnico recebeu a notícia de que conduziu a sua equipe à terceira colocação do Troféu Fair Play, oferecido pelo Panathlon Club São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) desde 1995.


Assim como no ano passado, quando o Corinthians ficou na segunda colocação da disputa estadual, o campeão da disciplina em 2015 foi o Audax, desta vez seguido pelo São Bernardo. Os grandes rivais corintianos apareceram mais atrás – o São Paulo no quinto lugar, logo à frente do Palmeiras, e o Santos apenas na 16ª posição.


Instituído por sugestão do professor Moacyr Brondi Daiuto, com a intenção de promover uma das bandeiras do Panathlon em todo o mundo, o Troféu Fair Play tira um ponto para cada cartão amarelo recebido por uma equipe na fase classificatória do Campeonato Paulista e três no caso de vermelho. O Corinthians encerrou a sua participação no grupo B com 34 pontos perdidos – três deles por causa da expulsão do goleiro Cássio no clássico contra o Palmeiras.

Emerson Sheik derrubou o árbitro contra o Red Bull, mas o Corinthians se levantou na disputa da disciplina
Emerson Sheik derrubou o árbitro contra o Red Bull, mas o Corinthians se levantou na disputa da disciplina - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press
Além de perder Cássio naquela vitória, por retardar o jogo, Tite também havia lamentado o cartão vermelho mostrado a Guerrero e Fábio Santos diante do colombiano Once Caldas, pela pré-Libertadores. O centroavante peruano agrediu Pérez em uma disputa pelo alto e o lateral esquerdo cometeu falta dura em Arango já no final de partida em Itaquera.


“Chega de ter jogadores expulsos. Chega! Precisamos ser mais inteligentes, estando o árbitro certo ou errado”, cobrou Tite na ocasião, lembrando que sempre valorizou o jogo limpo. À época, o jornalista Henrique Nicolini, fundador do Panathlon no Brasil e membro de honra do Panathlon Internacional, já encarava a situação como “simples exceções da regra de um Corinthians disciplinado”.


De fato, nos últimos tempos, a regra tem sido essa. O Corinthians ganhou pela primeira vez o Troféu Fair Play do Campeonato Paulista em 2010, ainda sob o comando de Mano Menezes. Com Tite, a conquista se repetiu em 2011 e em 2013.


Em 2015, o Audax (que se despediu do Campeonato Paulista no terceiro lugar da chave do Corinthians) será novamente premiado pelo Panathlon no próximo dia 23, no Clube Esperia.


Confira a tabela do Campeonato Paulista da disciplina:


1º - Audax – 22 pontos perdidos
2º - São Bernardo – 29 pontos perdidos
3º - Corinthians – 34 pontos perdidos
(...)
5º - São Paulo – 37 pontos perdidos
6º - Palmeiras – 38 pontos perdidos
(...)
16º - Santos – 45 pontos perdidos
(...)
20º - Ituano – 52 pontos perdidos

Conteúdo Patrocinado