Corinthians relembra seis anos de um dos Dérbis mais emocionantes da história da Arena - Gazeta Esportiva
Corinthians relembra seis anos de um dos Dérbis mais emocionantes da história da Arena

Corinthians relembra seis anos de um dos Dérbis mais emocionantes da história da Arena

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/02/2023 às 14:45

São Paulo, SP

O Corinthians, através de suas redes sociais, relembrou nesta quarta-feira um dos Dérbis contra o Palmeiras mais emocionantes da história da Neo Química Arena, em São Paulo, que foi inaugurada em maio de 2014. No dia 22 de fevereiro de 2017, pela fase de classificação, o Timão derrotou o rival alviverde por 1 a 0, com gol do centroavante Jô, em um clássico cheio de polêmicas.

A partida marcou a comemoração de 100 anos do Derby e teve a arbitragem como protagonista. Ainda no primeiro tempo, próximo dos acréscimos, Thiago Duarte Peixoto erroneamente expulsou o volante Gabriel, atualmente no Internacional, por causa de uma falta que foi cometida por Maycon. O detalhe do lance é que o árbitro estava bem próximo da jogada e se confundiu. Na época ainda não existia o VAR.



Com um jogador a mais e sabendo que o árbitro havia errado na expulsão de Gabriel, o técnico do Palmeiras, Eduardo Baptista, não quis saber da "lei da compensação" e no intervalo tirou o meia Raphael Veiga para a entrada do venezuelano Alejandro Guerra, já que o clássico estava muito disputado, com jogadas mais fortes e a aplicação de cartões.

No segundo tempo, em desvantagem numérica, coube ao Corinthians se fechar e buscar um contra-ataque. Aos 41 minutos, o técnico Fábio Carille promoveu a entrada de Jô no lugar de Kazim e em sua primeira jogada saiu o gol da vitória.

Após uma falta batida pelo Palmeiras para a área, a zaga tirou para o lado esquerdo, próximo do meio de campo. Maycon ganhou a jogada de Guerra e ficou livre para tocar para o meio, onde Jô estava. O centroavante recebeu na meia-lua e bateu rasteiro por baixo do goleiro Fernando Prass. A festa da torcida corintiana na Neo Química Arena foi enlouquecedora por conta das circunstâncias do clássico.

Neste dia, o Corinthians começou jogando com Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho e Léo Jabá; Ángel Romero e Kazim. Além de Jô, entraram Paulo Roberto (no lugar de Romero) e Moisés (na vaga de Léo Jabá).



A vitória no Dérby impulsionou o Corinthians na temporada, a primeira sob o comando efetivo de Fábio Carille. O time conquistou em 2017 os títulos do Campeonato Paulista (venceu a Ponte Preta na decisão) e do Campeonato Brasileiro.

Conteúdo Patrocinado