Corinthians reencontra última aposta antes de Fábio Carille - Gazeta Esportiva
Corinthians reencontra última aposta antes de Fábio Carille

Corinthians reencontra última aposta antes de Fábio Carille

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/08/2019 às 06:00

São Paulo, SP

Oswaldo de Oliveira conquistou o Mundial de Clubes pelo Corinthians em 2000 (Foto: Acervo Gazeta Press)


A partida entre Corinthians e Fluminense nesta quinta-feira marcará o encontro do clube paulista com a última aposta antes da efetivação de Fábio Carille: Oswaldo de Oliveira. O atual treinador do Tricolor das Laranjeiras antecedeu o comandante alvinegro em 2016, quando fazia sua terceira passagem pelo Timão.

Oswaldo de Oliveira começou sua carreira como treinador justamente no Corinthians, em 1999. Na oportunidade, ele assumiu o posto deixado por Vanderlei Luxemburgo, de quem era auxiliar. Logo de cara, o técnico foi campeão brasileiro e paulista de 1999, além da conquista do Mundial de Clubes de 2000.

Em meados do mesmo ano, saiu do Timão, passou por três grandes do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo e Fluminense), pelo rival São Paulo e retornou em 2004, mas não conseguiu repetir o sucesso da primeira passagem. Pelo contrário, o treinador contou com a ajuda do Tricolor Paulista, que bateu o Juventus, para não ser cair com o Corinthians no Paulista e deixou a equipe na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Oswaldo de Oliveira tem três passagens pelo Corinthians (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


Sua demissão, porém, aconteceu por conta de uma ação inusitada da torcida. Insatisfeitos com a campanha do time, torcedores uniformizados foram protestar em frente à casa do então presidente Alberto Dualib, exigindo a demissão. No dia seguinte, o objetivo dos alvinegros foi atingido e o técnico foi desligado do clube.

Após 12 anos, entretanto, Oswaldo de Oliveira recebeu uma nova chance para reescrever sua história no Corinthians, mas, novamente, não teve êxito. Na vaga de Cristovão Borges, a aposta alvinegra não obteve êxito de levar o clube à Libertadores ao somar apenas duas vitórias, quatros empates e três derrotas em nove jogos, resultados que culminaram em um aproveitamento de 37% e em sua demissão após 61 dias no cargo.

Carille assumiu efetivamente o comando do Corinthians em 2017 (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)


Depois de inúmeros contatos sem sucesso com outros treinadores, o Corinthians decidiu efetivar Fábio Carille, então auxiliar. Ele já havia conquistado quatro vitórias, um empate e três derrotas como interino após a saída de Tite e a demissão de Cristóvão Borges.

No clube desde 2009, Carille foi campeão brasileiro em 2017 e bi paulista (2017 e 2018) até decidir se aventurar no mundo árabe em maio. No começo do ano seguinte, retornou ao Timão, foi campeão estadual novamente e buscará colocar o Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, quando enfrentará seu antecessor e atual treinador do Fluminense, no Maracanã, ás 21h30 (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado