Corinthians lidera no Instagram e registra segundo maior crescimento anual - Gazeta Esportiva
Corinthians lidera no Instagram e registra segundo maior crescimento anual

Corinthians lidera no Instagram e registra segundo maior crescimento anual

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/01/2019 às 08:00

São Paulo, SP

O Ibope destaca o crescimento anual dos clubes com as maiores bases digitais do país e começa o ano com uma novidade. A partir deste mês, foi ampliado de 40 para 45 os clubes monitorados. O Corinthians também começou 2019 alcançando uma marca altamente relevante. No final de dezembro de 2018, o clube ultrapassou os 21 milhões de inscritos e ostenta a segunda maior base digital do país. Atualmente, apenas 350 mil inscritos o separam do líder Flamengo. O clube paulista também se destaca ao ter sido o clube que mais somou seguidores no Instagram em 2018, 881 mil no total.

Ao longo de 2018, os 40 clubes monitorados somaram, juntos, 11,9 milhões de novas inscrições em suas redes sociais. Do total de novas inscrições, 54% (6,4 milhões) se concentraram em apenas 5 clubes: Flamengo (1,7 milhão), Palmeiras (1,4 milhão), Corinthians (1,3 milhão), São Paulo (1 milhão) e Cruzeiro (900 mil). Completam o Top 10: Atlético Mineiro (812 mil), Grêmio (765 mil), Vasco da Gama (567 mil), Santos (424 mil) e Fortaleza (408 mil).

O Flamengo se destaca pelo segundo ano consecutivo na liderança de novos inscritos nas redes sociais entre todos os clubes nacionais em 2018. O clube ainda foi líder em crescimento no YouTube com meio milhão de novos inscritos na FlaTV e também no Instagram, com um total de 377 mil novos inscritos ao longo de 2018.

O Palmeiras começa 2019 batendo a marca de 10 milhões de inscrições em suas redes sociais, combinando suas quatro principais plataformas. Ao todo, o Palmeiras somou cerca de um milhão e meio de novos inscritos em 2018 e foi o segundo clube que mais ampliou sua audiência digital.

São Paulo, Cruzeiro e Atlético-MG aparecem na sequência em volume de novos inscritos, com destaque para o Atlético-MG que liderou o volume de novos inscritos no Facebook em 2018 com 308 mil inscrições.

Motivado pelo título da Série B e pela ascensão à Série A de 2019, o Fortaleza somou 409 mil novos inscritos, e foi o 10º clube em crescimento absoluto entre todos os clubes monitorados. O crescimento das redes do Tricolor do Pici foi superior, por exemplo, a equipes tradicionais, como, Internacional, Fluminense, Botafogo, Sport, Bahia, Athletico Paranaense, Vitória, Coritiba e do rival estadual Ceará. O Fortaleza foi o time nordestino com a maior ampliação de sua base digital em 2018. O volume é expressivo e chega a ser maior que a soma do crescimento total de Bahia e Sport, que são, atualmente, os dois maiores clubes do nordeste em volume de inscritos nas redes sociais.

Novidades com a ampliação para 45 clubes monitorados

Com a ampliação do ranking e a nova abordagem nacional (independentemente da divisão em que atuam), passaram a figurar no ranking: Íbis Sport Club, Sampaio Corrêa, Juventude, Grêmio Osasco Audax e Atlético Goianiense.

Vale destacar o volume de inscritos nas plataformas do Íbis Sport Club. Atualmente na série A2 do Campeonato Pernambucano, sua base digital soma 391 mil inscritos e passou a ocupar a 33ª posição do ranking, superando equipes que recentemente estiveram na principal divisão do futebol nacional, como, Paraná e América-MG (presentes na Série A em 2018) e CSA (presente na Série A de 2019).

José Colagrossi, diretor-executivo do Ibope Repucom comenta: "Entramos no terceiro ano da publicação do nosso Ranking Digital felizes em constatar que os clubes brasileiros continuam desenvolvendo suas plataformas e se engajando melhor com os seus fãs. Lançamos o "Ranking Digital" em 2016 exatamente para, por meio de uma competição saudável, chamar a atenção tanto dos clubes quanto seus torcedores da enorme importância das mídias sociais como plataforma de comunicação, promoção, divulgação e engajamento. No intuito de tornar o Ranking Digital ainda mais abrangente, estamos ampliando o número de clubes monitorados de 40 para 45 e abrindo o Ranking para todos os clubes brasileiros, incluindo, desta forma, o popular Íbis para fazer justiça ao seu notável trabalho digital. Aproveito para desejar a todos, e principalmente a nosso futebol, um feliz e produtivo 2019".

Veja abaixo o levantamento com a evolução de 2018 de cada um dos clubes:

Corinthians segue crescendo nas redes sociais (Foto: Reprodução/Ibope)

Conteúdo Patrocinado