Corinthians levantava taça de seu primeiro Mundial há 23 anos - Gazeta Esportiva
Corinthians levantava taça de seu primeiro Mundial há 23 anos

Corinthians levantava taça de seu primeiro Mundial há 23 anos

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/01/2023 às 07:00

São Paulo, SP

No início dos anos 2000, o Corinthians escreveu um dos capítulos mais importantes de sua história: em 14 de janeiro daquele ano, o Timão venceu o Vasco, nos pênaltis, para conquistar o título do Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez.

Com a participação de oito clubes, sendo os dois finalistas os times brasileiros, a competição aconteceu dos dias 5 a 14 de janeiro, no Brasil.

Os outros participantes foram Necaxa, do México; Real Madrid, da Espanha; Al Nassr, da Arábia Saudita; Raja Casablanca, do Marrocos; South Melbourne, da Austrália; e Manchester United, da Inglaterra.

O Timão ficou em primeiro do seu grupo para avançar até a decisão. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira venceu o Raja Casablanca por 2 a 0, depois empatou com o Real Madrid por 2 a 2 e, por fim, venceu o Al Nassr por 2 a 0. Edílson marcou os dois gols contra os merengues.


Já no grupo B, o Vasco ficou na primeira posição, tendo vencido os três jogos da etapa, contra Necaxa, South Melbourne e Manchester United.

A final


Há exatos 23 anos, o estádio do Maracanã recebeu a final do primeiro Mundial de Clubes da Fifa, com mais de 70 mil torcedores presentes.

Oswaldo de Oliveira escalou a equipe com: Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Rincón, Marcelinho e Ricardinho; Edílson e Luizão.

Durante praticamente todo o primeiro tempo, muito nervosismo e ansiedade de ambas as equipes e, portanto, poucas chances foram criadas. A melhor do Corinthians aconteceu aos 37 minutos, quando Marcelinho recebeu passe na entrada da área e bateu rasteiro para a defesa de Hélton.

Repetindo o mesmo roteiro, a segunda metade do confronto foi marcada pela tensão. Aos cinco minutos, em um dos poucos momentos mais agudos, Edílson invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola passou ao lado da trave.

Após a igualdade no placar, mesmo depois da prorrogação, o campeão seria decidido na disputa de pênaltis.

Rincón, Fernando Baiano e Luizão marcaram para o Timão, enquanto Romário e Alex Oliveira acertaram para a equipe carioca. Na terceira cobrança vascaína, Dida defendeu cobrança de Gilberto. Depois, Edu marcou e fez 4 a 2, mas Viola também acertou a sua cobrança e levou para 4 a 3.

Em seguida, Marcelinho desperdiçou a cobrança que daria o título ao Corinthians, mas Edmundo também não acertou, fechando a conta e consagrando o Timão como o primeiro campeão do Mundial de Clubes da Fifa.


Conteúdo Patrocinado