Corinthians lembra aniversário de Sócrates: “Democrata, brasileiro e folião” - Gazeta Esportiva
Gazeta Esportiva

Corinthians lembra aniversário de Sócrates: “Democrata, brasileiro e folião”

São Paulo, SP

Publicação 19/02/23 | 14:31

O Corinthians usou suas redes sociais para homenagear um dos maiores ídolos de sua história neste domingo de Carnaval. Trata-se de Sócrates, eterno camisa 8 do Timão, que, se estivesse vivo, completaria 69 anos.

Pelo Timão, Sócrates disputou 298 partidas, com 172 gols marcados, e conquistou três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983). Ao lado de nomes como Wladimir e Casagrande, ele foi um dos protagonistas da “Democracia Corinthiana”, movimento associado aos apelos populares pela redemocratização do Brasil, que vivia sob Ditadura Militar.


O Doutor, como ficou conhecido por ser formado em Medicina, também jogou pela Seleção Brasileira, com a qual disputou a Copa do Mundo da Espanha 1982 no histórico time treinado por Telê Santana. O ídolo corintiano participou também da edição de 1986 do campeonato, disputada no México.

Sócrates era um dos grandes nomes da Seleção de 1982 que contava, também com Juniro, Toninho Cerezo, Zico e Falcão
Ídolo do Corinthians, Sócrates era um dos grandes nomes da Seleção de 1982 Foto: Arquivo CBF)

Além do Corinthians, Sócrates passou por Botafogo-SP, Santos, Flamengo e Fiorentina. Ele morreu no dia 4 de dezembro de 2011, um domingo, em decorrência de hemorragia digestiva - no mesmo dia, o Timão foi pentacampeão brasileiro após empatar sem gols com o Palmeiras. Curiosamente, em 1983, o craque havia dito que queria “morrer em um domingo e com o Corinthians campeão”.

Deixe seu comentário