Corinthians lembra aniversário de Sócrates: “Democrata, brasileiro e folião”
São Paulo, SP
19/02/23 | 14:31
O Corinthians usou suas redes sociais para homenagear um dos maiores ídolos de sua história neste domingo de Carnaval. Trata-se de Sócrates, eterno camisa 8 do Timão, que, se estivesse vivo, completaria 69 anos.
VIVA A DEMOCRACIA, VIVA AO DOUTOR! ✊🏼⚫⚪
No dia de hoje, Sócrates completaria 6️⃣9️⃣ anos.
Jamais será esquecido os seus feitos dentro e fora de campo.#EternoDoutor#VaiCorinthians pic.twitter.com/KmtyPhlNN9
— Corinthians (@Corinthians) February 19, 2023
Pelo Timão, Sócrates disputou 298 partidas, com 172 gols marcados, e conquistou três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983). Ao lado de nomes como Wladimir e Casagrande, ele foi um dos protagonistas da “Democracia Corinthiana”, movimento associado aos apelos populares pela redemocratização do Brasil, que vivia sob Ditadura Militar.
O Doutor, como ficou conhecido por ser formado em Medicina, também jogou pela Seleção Brasileira, com a qual disputou a Copa do Mundo da Espanha 1982 no histórico time treinado por Telê Santana. O ídolo corintiano participou também da edição de 1986 do campeonato, disputada no México.
Além do Corinthians, Sócrates passou por Botafogo-SP, Santos, Flamengo e Fiorentina. Ele morreu no dia 4 de dezembro de 2011, um domingo, em decorrência de hemorragia digestiva - no mesmo dia, o Timão foi pentacampeão brasileiro após empatar sem gols com o Palmeiras. Curiosamente, em 1983, o craque havia dito que queria “morrer em um domingo e com o Corinthians campeão”.
Deixe seu comentário