O Corinthians de Dorival Júnior terá pela frente um compromisso complicado nesta reta final de Campeonato Brasileiro. O Alvinegro paulista recebe o Botafogo às 16h (de Brasília) deste domingo, na Neo Química Arena, pela 36ª rodada do torneio nacional.
O Timão ainda tem como objetivo terminar o Brasileirão na melhor colocação possível. 11º colocado com 45 pontos, a equipe corintiana busca se aproveitar dos tropeços de São Paulo e Red Bull Bragantino para terminar a rodada na oitava posição. Para isso, o time paulista precisa vencer o Botafogo.
Em busca da vitória, o Corinthians aposta no retrospecto positivo contra o Botafogo na Neo Química Arena. O Timão tem sido dominante diante do rival carioca na condição de mandante e busca fazer valer essa força novamente para conquistar os três pontos.
Empate entre Corinthians e Botafogo, na Arena, em 2020 (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
Desde a inauguração da Neo Química Arena, em 2014, Corinthians e Botafogo duelaram no estádio em nove oportunidades. Neste recorte, são seis vitórias do Alvinegro paulista, dois empates e apenas uma derrota, o que representa um aproveitamento de 74,07%. Foram 13 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Pela nona rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, o Corinthians conquistou a sua vitória mais expressiva sobre o Gloriso na Arena. O Timão do técnico Fábio Carille bateu o adversário carioca por 3 a 1 com gols de Bruno Henrique (2x) e Marquinhos Gabriel. Leandrinho descontou para a equipe visitante.
Já em 2020, as equipes empataram em 2 a 2 na casa corintiana, pela oitava rodada da Série A, na estreia do novo naming rights do estádio. Fagner abriu o placar para o Corinthians, mas o Botafogo virou com Bruno Nazário e Kalou. Nos acréscimos, Jô deixou tudo igual.
O Corinthians, entretanto, levou a pior no encontro mais recente entre os times. Pela sétima rodada do Brasileiro de 2024, o Timão de Antônio Oliveira perdeu para o Botafogo pela primeira vez na Neo Química Arena, por 1 a 0, graças a um gol de Júnior Santos.
Corinthians ainda pode ir à Libertadores via Brasileirão?
No momento, não. Com o G7 já fechado, o Corinthians já não tem mais chances de se classificar à Copa Libertadores via Brasileirão. Por outro lado, o Timão ainda pode garantir uma vaga na próxima edição do torneio continental se conquistar o título da Copa do Brasil.
O Timão está na semifinal da Copa do Brasil, onde enfrentará o Cruzeiro por um lugar na grande decisão. O jogo de ida acontece no dia 10 de dezembro, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Já o confronto de volta está agendado para o dia 14 do mesmo mês, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Caso não ganhe a Copa do Brasil, o Corinthians passa a torcer para que o G7 do Brasileirão se torne G8. Para isso, Cruzeiro ou Fluminense, que já estão garantidos entre os primeiro sete colocados, precisariam erguer o troféu da competição, o que abriria mais uma vaga via Brasileirão.
Próximos jogos do Corinthians
- Corinthians x Botafogo (36ª rodada do Brasileirão)
- Data e horário: 30/11 (domingo), às 16h (de Brasília)
- Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
- Fortaleza x Corinthians (37ª rodada do Brasileirão)
- Data e horário: 03/12 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
- Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)