Corinthians aciona STJD contra mudança de data da semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo - Gazeta Esportiva
Corinthians aciona STJD contra mudança de data da semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo

Corinthians aciona STJD contra mudança de data da semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/10/2024 às 08:40 • Atualizado: 01/10/2024 às 08:41

São Paulo, SP

Na manhã desta terça-feira, o Corinthians confirmou que entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a mudança de data da semifinal da Copa do Brasil, diante do Flamengo, feita pela CBF.





No requerimento, o Timão questiona a alteração da entidade máxima do futebol no Brasil, afirmando que não houve o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. A expectativa do Alvinegro Paulista é que o tribunal restabeleça as datas anteriores.

Os dias dos jogos da semifinal da Copa do Brasil 2024 foram divulgados pela CBF no último sábado. O primeiro duelo entre Corinthians e Flamengo será nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. Enquanto a partida da volta ocorrerá no dia 20, um domingo, às 16h, na Neo Química Arena. Anteriormente, o segundo confronto estava previsto para os dias 16 e 17 de outubro.

Confira na íntegra a nota do Corinthians sobre a entrada no STJD contra a alteração da data das partidas:

"O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.

Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.

Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições."

No meio da semana passada, o Flamengo pediu a alteração porque poderia ter desfalques importantes caso a data fosse mantida. Gerson (Brasil) e Erick Pulgar (Chile) são dois atletas já convocados para a Data Fifa de outubro. Enquanto De La Cruz, Arrascaeta e Varela (Uruguai) e Plata (Equador) também podem aparecer na lista de suas respectivas seleções.

Um dos argumentos utilizados pelo Corinthians para rejeitar a alteração é que o clube está disputando três competições no momento (Copa do Brasil, Sul-Americana e Campeonato Brasileiro) e a troca nas datas prejudica o planejamento da equipe.


Conteúdo Patrocinado