Ídolo do Corinthians, Basílio respondeu se o atacante Yuri Alberto pode ser considerado um ídolo do clube em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva. Além disso, o Pé de Anjo revelou a sua expectativa para o Timão nesta temporada.
O herói do título paulista de 1977 acredita que Yuri Alberto já entrou no hall de ídolos do Corinthians. O ex-jogador ressaltou a trajetória de superação do camisa 9, que já levantou três taças e é o maior artilheiro do Timão no século 21, com 79 bolas na rede.
"Já é um ídolo, fez por merecer. Quem viu a chegada dele, os problemas que ele enfrentou e superou, se tornou artilheiro. É um ídolo. A gente vê na escalação, quando fala o nome dele a torcida toda grita, as crianças vibram, cantam pelo Yuri Alberto", disse Basílio.
O ídolo alvinegro tem boas perspectivas para o 2026 do Corinthians. Ele elogiou as contratações realizadas nesta janela de transferências e crê que a equipe de Dorival Júnior pode conquistar ainda mais títulos. Já foram dois sob comando do treinador: a Copa do Brasil de 2025 e a Supercopa do Brasil deste ano.
"Vejo com bons olhos. Primeiro pelas contratações, segundo que o Corinthians sempre demonstrou ter um time titular forte, competitivo. A expectativa é de ver o Corinthians disputando mais títulos", projetou.
Memphis deve renovar?
A possibilidade de disputar troféus, no entanto, passa pela permanência de Memphis Depay. O atacante holandês possui contrato com o Corinthians apenas até o meio deste ano e pode deixar a equipe após a Copa do Mundo.
Basílio reconhece a importância do jogador para o Timão e, apesar dos altos valores envolvidos, torce para que o camisa 10 renove seu vínculo com o clube do Parque São Jorge.
"Para mim ele tem que ficar. Eu não sabia que ele era tão importante como estou vendo agora. Quando ele está em campo, a produção do time é muito maior", opinou o Pé de Anjo.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Basílio é um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Ele foi o autor do gol do título paulista de 1977, que colocou fim a jejum de quase 23 anos sem erguer um troféu. O ex-atleta ainda conquistou o Estadual em 1979 e marcou 29 tentos em 253 partidas com a camisa do Timão.
Na última quinta-feira, o Pé de Anjo recebeu uma homenagem pelos 77 anos antes do duelo contra o Capivariano, pelo Campeonato Paulista, na Neo Química Arena.
Em homenagem aos 7️⃣7️⃣ anos do Ídolo Basílio, completados na última quarta-feira (4), o ex-jogador do Timão recebeu uma série de homenagens:
A bandeirinha de escanteio da Neo Química Arena trouxe a imagem dele, que foi o autor de um dos gols mais importantes da história do clube… pic.twitter.com/2aJ6KvigTp
— Corinthians (@Corinthians) February 6, 2026