Após punição e campanha do clube, torcedores do Corinthians evitam cantos homofóbicos contra São Paulo - Gazeta Esportiva
Após punição e campanha do clube, torcedores do Corinthians evitam cantos homofóbicos contra São Paulo

Após punição e campanha do clube, torcedores do Corinthians evitam cantos homofóbicos contra São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Iúri Medeiros

26/07/2023 às 07:00

São Paulo, SP

Na noite da última terça-feira, pela primeira vez desde que a Neo Química Arena foi inaugurada, não se ouviu cantos homofóbicos por parte de torcedores do Corinthians em clássico contra o São Paulo. O clube foi punido pelo STJD por conta dos gritos preconceituosos do Majestoso realizado em maio e organizou uma campanha nas mídias sociais ao longo da semana, buscando conscientizar a Fiel Torcida.

Os torcedores do Corinthians presentes em Itaquera entoaram os cânticos tradicionais de incentivo à equipe, mas sem citar o rival. Normalmente, em clássicos contra o São Paulo, a Fiel costuma provocar os são-paulinos com gritos com os termos "bichas" e "bicharada". Eles não apareceram na ida da semifinal da Copa do Brasil.

Havia um temor dentro do clube que os cantos voltassem à tona. Isso porque o Timão foi punido pelo Pleno do STJD com um jogo de portões fechados, que será cumprido no próximo sábado, contra o Vasco. Ao longo da última semana, o Corinthians divulgou em suas redes sociais campanhas e vídeos de atletas pedindo para que a Fiel não entoasse gritos discriminatórios.

A vitória do Corinthians contra o São Paulo marcou o maior público pagante da história da Neo Química Arena, com 46.517 pessoas.



Objetos atirados


Na comemoração do gol do São Paulo, alguns torcedores do Corinthians atiraram objetos em direção aos jogadores do rival. O atacante Luciano, autor do tento tricolor, provocou a torcida do Timão e causou um tumulto entre os atletas em campo. Tudo foi registrado em súmula pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio.

O jogo


O Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1, com dois gols de Renato Augusto, no segundo tempo. Luciano marcou o tento do Tricolor Paulista.

O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil está marcado para o dia 16 de agosto (quarta-feira). A bola vai rolar às 19h30 (de Brasília) no estádio do Morumbi. Um simples empate basta para o Timão se classificar para a final.

Agora, o próximo confronto do Corinthians será contra o Vasco no próximo sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, novamente na Neo Química Arena. Já o São Paulo receberá o Bahia, domingo, no período da manhã.

Conteúdo Patrocinado