Aliados de Duilio podem ir à Justiça por nova candidatura do atual presidente no Corinthians; entenda - Gazeta Esportiva
Aliados de Duilio podem ir à Justiça por nova candidatura do atual presidente no Corinthians; entenda

Aliados de Duilio podem ir à Justiça por nova candidatura do atual presidente no Corinthians; entenda

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

01/03/2023 às 19:00

São Paulo, SP

A definição das candidaturas à presidência do Corinthians pode depender de um juiz na Justiça Comum.

Isso porque membros do grupo de situação entendem que Duilio Monteiro Alves, atual mandatário, deve concorrer ao pleito agendado para novembro.

A ideia passou a ganhar força nas últimas semanas diante do impasse sobre o nome que o grupo apoiará para concorrer com Augusto Melo, líder da oposição e que na última eleição conseguiu desbancar Mario Gobbi.

André Oliveira, popularmente conhecido como André Negão dentro do Parque São Jorge e atual vice-presidente do Conselho Deliberativo, não pretende abrir mão de sua candidatura, mesmo que isso rache o grupo de sustentação da situação.

André Negão tem o apoio importante de Andrés Sanchez, mas também conta com alta rejeição interna, o que tem feito com que algumas chapas avaliem uma terceira via.

Neste sentido, nomes como os dos ex-jogadores Ronaldo Giovanelli e Neto, além de Herói Vicente, atual diretor jurídico, e até do próprio ex-presidente Andrés Sanchez passaram a ser discutidos nas alamedas da sede alvinegra.

A ausência de consenso e também de um nome forte, já que Andrés não tem demonstrado interesse em retomar a presidência, tem levado sócios e conselheiros influentes ao plano de lutar pela reeleição de Duilio, a quem membros da situação depositam confiança em uma nova vitória.




A oposição entende que Duilio não pode se candidatar, mas aliados do atual presidente acreditam que o estatuto vigente permite outra interpretação.

A discussão se concentra em dois artigos do estatuto:

O parágrafo segundo do artigo 103 diz que "não será permitida a reeleição consecutiva para o mesmo cargo. O Presidente da Diretoria, após o término de seu mandato, fica inelegível para qualquer cargo na eleição subsequente."

Mas, no capítulo XII das disposições transitórias do estatuto, o artigo 138 registra que "O disposto no §2°, do art° 103, não se aplica aos atuais ocupantes de cargos da Diretoria Executiva, aos quais é assegurado o direito a concorrer nas próximas eleições".

Apesar de o estatuto corintiano ter sofrido alteração recentemente, estes artigos em questão não foram revogados.

Em abril em 2022, a Comissão de Reforma Estatutária aprovou uma proposta com alterações significantes. E um sócio também apresentou uma proposta com o intuito de colocar em votação uma mudança que beneficiaria a participação de Duilio na eleição de novembro.

No entanto, o Conselho Deliberativo, presidido por Alexandre Husni, não tirou as propostas da gaveta. Há muita pressão para que tais votações não aconteçam antes das eleições.

Neste cenário, a comissão eleitoral, que será anunciada em maio, é quem deve ter a responsabilidade de decidir sobre uma eventual candidatura de Duilio Monteiro Alves, se assim o presidente concordar.

A Gazeta Esportiva apurou que entusiastas da ideia devem procurar a Justiça Comum, caso a comissão eleitoral vete a participação de Duilio. Enquanto isso, a oposição, ciente dos fatos, tem trabalhado para evitar este rumo com muita negociação nos bastidores, mas também está se preparando para uma luta nos tribunais antes mesmo das eleições no clube.

Conteúdo Patrocinado