Sampaoli brinca: “Messi, Neymar e Suárez é o que há de pior para o futebol” - Gazeta Esportiva
Sampaoli brinca: “Messi, Neymar e Suárez é o que há de pior para o futebol”

Sampaoli brinca: “Messi, Neymar e Suárez é o que há de pior para o futebol”

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/01/2016 às 19:56 • Atualizado: 18/12/2016 às 16:47

São Paulo, SP

Sampaoli afirmou que tentou misturar a filosofia de Guardiola e Bielsa no Chile (Foto: AFP)
Sampaoli afirmou que tentou misturar a filosofia de Guardiola e Bielsa no Chile (Foto: AFP)


Um dos três indicados para melhor treinador do ano pela Fifa, Jorge Sampaoli é um dos técnicos mais cobiçados do mundo. Com a seleção do Chile conseguiu grandes resultados, como ser campeão da Copa América no Chile. Em entrevista ao jornal El País, Sampaoli contou da sua admiração por Guardiola e Bielsa e comparou os trios de ataque de Barcelona e Real Madrid.

“A amizade entre Messi, Neymar e Suárez é o que de ‘pior’ podia ter acontecido no futebol. Messi, sozinho, ganha uma partida, somado à potência de Suárez e de Neymar, não vale. Deviam proibir”, brincou Sampaoli sobre o poderoso trio de ataque do Barcelona, que ultrapassou os 100 gols na temporada 2014/15.

O técnico ainda comparou com o trio do Real Madrid: ”A diferença para o Real Madrid é que Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema se neutralizam, não se potencializam. Cristiano começa e termina a jogada, Bale começa e termina e jogada, Benzema pega o restante como goleador. Não geram coisas juntos”, enfatizou.

“É um revolucionário, um valente, que instala a sua ideia em qualquer lugar, inclusive na Alemanha, algo pouco comum”, foram essas as palavras que ele escolheu para falar de Pep Guardiola. Para Sampaoli, junto Bielsa, o técnico do Bayern de Munique é um dos dois melhores treinadores do mundo.

“São os dois melhores do mundo porque fazem com que os jogadores creiam neles. São ideias distintas: um aposta na verticalidade e no jogo direto e o outro trata de afogar o adversário através da posse de bola, mas ambos pensam no mesmo: atacar”, analisou.

Ele ainda afirmou que se inspirou nos dois para formar a seleção chilena: ”No Chile, entendi que éramos muito direto e, ao atacar rápido, o adversário contra-atacavam com a mesma velocidade. Não tínhamos grandes defensores, então passamos a nos defender usando a bola, como faz Pep [Guardiola], e mesclamos o bielsismo com o guardiolismo. E ganhamos a final da Copa América da melhor Argentina dos últimos 15 anos”.

Sampaoli passa por uma polêmica. Quer deixar a seleção chilena, porém a federação exige que ele pague a milionária multa de U$ 6,3 milhões (cerca de R$ 25,5 milhões), estipulada na última renovação de contrato. O treinador afirmou que não tem condição de pagar essa quantia e espera chegar em um acordo.

Conteúdo Patrocinado