América arranca empate no Ceará e espera o Inter para confirmar liderança - Gazeta Esportiva
América arranca empate no Ceará e espera o Inter para confirmar liderança

América arranca empate no Ceará e espera o Inter para confirmar liderança

Gazeta Esportiva

Por Marcellus Madureira

15/09/2017 às 23:29

Belo Horizonte, MG

América consegue empate fora de casa (Foto: divulgação/América)


O América buscou no fim do jogo o empate, por 1 a 1, com o Ceará, na noite desta sexta-feira, no Castelão, em duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da segunda divisão.

O resultado deixa o América na liderança, com 45 pontos. O Internacional que joga na tarde deste sábado, em casa, contra o instável Figueirense, precisa vencer para voltar a liderar o torneio, ficando com a mesma pontuação, mas levando a melhor nos critérios de desempate.

O empate entre Ceará e América é facilmente explicado. O confronto foi bastante equilibrado, com as equipes atuando fechadas e o duelo sendo bastante tático. Os donos da casa aproveitaram um vacilo da defesa alviverde para marcar seu gol. O Coelho fez o mesmo para empatar.

O Coelho volta a campo nesta terça-feira, às 19h15 (de Brasília), contra o Vila Nova de Goiás. O Ceará retorna aos gramados somente no próximo sábado (23), contra o Brasil de Pelotas, às 19h, no Castelão.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. As equipes se respeitavam bastante e se estudavam muito. Com isso, o duelo ficou preso no meio campo, mas com chances para os dois lados.

O Ceará passou a maior parte do tempo utilizando dos passes curtos e rápidos, com bastante paciência para trabalhar a bola e procurar as melhores oportunidades. Já o América tinha em seu ponto principal as descidas em velocidade.

O Coelho negava espaços. A marcação armada pelo técnico Enderson Moreira era boa e o Ceará lutava para encontrar maneiras de penetrar na defesa mineira. Os espaços eram reduzidos e o último passe ficava mais difícil.

Quando a partida caminhava para o fim, o Ceará abriu o placar. O time da casa aproveitou um vacilo da defesa americana e em um chegada pela esquerda a bola foi lançada na área. O atacante Elton subiu e colocou a bola no canto, de cabeça.

Segundo tempo

A volta para a etapa complementar mostrou um tempo diferente. O Coelho buscava mais o jogo, mas não se descuidava da defesa. A equipe alviverde precisava de tentar algo para garantir a permanência na liderança da série B.

Diante disso, o Ceará também mudou sua postura, passou a esperar mais, sobretudo porque tinha o resultado a seu favor, e descia em velocidade, com alguns contra-ataques.

Aos 30 minutos o América conseguiu chegar ao empate. Edno aproveitou o erro do Ceará, jogou a bola pra perna esquerda e soltou a bomba. O gol americano aconteceu no momento que o Coelho era superior no duelo, com mais chegadas ao ataque, e com mais instabilidade do Ceará.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 x 1 AMÉRICA-MG

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 15 de setembro de 2017, sexta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Gols: Elton, aos 43 minutos do primeiro tempo (Ceará); Edno, aos 30 minutos do segundo tempo (América)
Cartões: Zé Ricardo (América); Rafael Pereira, Pedro Ken, Leandro Carvalho, Cafu, Ricardinho (Ceará)

CEARÁ: Éverson; Tiago Cametá, Luiz Otávio, Rafael Pereira e Romário; Richardson, Pedro Ken (Ricardinho) e Rafael Carioca (Pio); Elton, Leandro Carvalho (Cafu) e Lima
Técnico: Marcelo Chamusca

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Ceará, Lima, Rafael Lima e Giovanni (Norberto); Zé Ricardo, Juninho e Renan Oliveira; Matheusinho, Luan (Gerson Magrão) e Hugo Almeida (Edno)
Técnico: Enderson Moreira

Conteúdo Patrocinado