Tite deve colocar em prática mudança de esquema tático na Copa América - Gazeta Esportiva
Tite deve colocar em prática mudança de esquema tático na Copa América

Tite deve colocar em prática mudança de esquema tático na Copa América

Gazeta Esportiva

Por Pedro Nascimento*

13/06/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Criticado pela falta de flexibilidade em relação à forma como a Seleção Brasileira atuava na Copa do Mundo de 2018, Tite deve alterar a formação tática do Brasil para a disputa da Copa América. Se na Rússia a equipe atuava em um 4-1-4-1, na competição sul-americana o time deve jogar no esquema 4-2-3-1.

Nos amistosos preparatórios para a Copa América, já foi possível notar uma mudança de posicionamento no meio de campo da Seleção. Coutinho passou a atuar mais avançado, formando uma linha de três jogadores com David Neres e Richarlison. Na Copa do Mundo, o atleta do Barcelona atuou mais recuado, na mesma altura do campo na qual Paulinho se posicionava.




A ideia de Tite é ter Coutinho mais perto do gol. Na Rússia, o treinador tinha Paulinho como um jogador de infiltração e que avançava constantemente no campo de ataque. Dessa forma, o camisa 11 atuava mais recuado para deixar a intermediária mais preenchida.

Com Arthur, o time passa a ter um volante que tem como principal característica a qualidade no passe. O ex-Grêmio joga mais próximo de Casemiro do que Paulinho atuava em 2018, possibilitando que Coutinho jogue em uma posição mais avançada. Jogando mais próximo do gol, o meia pode usufruir de sua qualidade no chute de média distância e ainda se aproxima dos companheiros de ataque, facilitando tabelas.

Caso Arthur não consiga se recuperar da lesão e não possa jogar, Tite deve optar pela entrada de Allan no time. Apesar do volante do Napoli ter como característica a infiltração, o treinador da Seleção não deve alterar a formação tática para a estreia na Copa América contra a Bolívia, nesta sexta-feira, às 21h30, no estádio do Morumbi.

Conteúdo Patrocinado