Pelé lidera lista dos artilheiros do clássico entre Brasil e Argentina - Gazeta Esportiva
Pelé lidera lista dos artilheiros do clássico entre Brasil e Argentina

Pelé lidera lista dos artilheiros do clássico entre Brasil e Argentina

Gazeta Esportiva

Por Leonardo Moric*

10/11/2016 às 09:00 • Atualizado: 10/11/2016 às 12:26

São Paulo, SP

O clássico sul-americano entre Brasil e Argentina terá mais um episódio nesta quinta-feira, no Mineirão, em jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Apesar do próximo duelo opor craques como Neymar e Messi, o histórico de confrontos tem outros grandes nomes da história das duas seleções como principais artilheiros no confronto.

Como era de se esperar, o maior artilheiro da história do duelo é o maior jogador de todos os tempos. Tricampeão mundial com a Seleção Brasileira, Pelé lidera a lista com oito gols marcados em partidas disputadas entre os períodos de 1957 e 1971. Curiosamente, o primeiro gol do Rei do Futebol pelo Brasil aconteceu justamente diante da Argentina, no dia 7 de julho de 1957, em jogo que marcou também sua estreia com a camisa da equipe canarinho, válido pela Copa Roca. O promissor atacante possuía somente 16 anos de idade.

Logo na sequência, vem outro grande ídolo brasileiro. Marcado principalmente como um dos grandes jogadores do São Paulo na década de 40, Leônidas da Silva possui sete gols marcados na história do clássico entre Brasil e Argentina. O "Diamante Negro" atuou pela Seleção entre os períodos de 1932 e 1946.

Pelé marcou seu primeiro gol com a Seleção em duelo contra a Argentina, aos 16 anos (Foto: Acervo/Gazeta Press)
Pelé marcou seu primeiro gol com a Seleção em duelo contra a Argentina, aos 16 anos (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Seguindo a lista aparecem atletas marcantes na história da Argentina. Com seis gols marcados estão empatados dois jogadores: Herminio Masantonio e Emilio Baldonedo. Curiosamente, os dois são contemporâneos na seleção alviceleste, atuando nas décadas de 30 e 40, e em seus clubes, já que os dois jogavam juntos pelo Huracán, sendo dois dos maiores ídolos da história dos quemeros. Masantonio inclusive é o maior artilheiro da história do clube, com 270 gols, e Baldonedo aparece em terceiro, com 167.

Logo na sequência, com cinco gols, aparecem o atacante Ronaldo, pentacampeão mundial e maior artilheiro brasileiro na história da Copa do Mundo, e o histórico meia-direita argentino Norberto Méndez. Assim como o Fenômeno, o argentino, que defendeu a seleção nas décadas de 40 e 50, também era um grande goleador, ostentando até os dias de hoje o posto de maior artilheiro da história da Copa América ao lado do atacante Zizinho, com 17 gols.




Dentro de campo nesta quinta-feira, o principal craque que ameaça o posto dos jogadores citados anteriormente na lista é o argentino Lionel Messi. Maior artilheiro da história da Alviceleste, o ídolo do Barcelona possui quatro gols diante da Seleção Brasileira, sendo três marcados somente em um jogo, e busca se aproximar dos maiores goleadores.

Pelo lado brasileiro, o principal nome da equipe, Neymar, possui apenas dois gols diante dos argentinos, ambos marcados em partidas do Superclássico das Américas. O atacante, no entanto, ainda tem poucos jogos contra a seleção alviceleste e aposta no grande tempo que ainda possui de carreira para ser o grande carrasco dos rivais sul-americanos.

Já o meia-atacante Diego Maradona, maior ídolo da história da Seleção Argentina, possui apenas um gol diante do Brasil. Com retrospecto negativo diante da equipe canarinho, el Pibe de Oro tem como principal lembrança em sua carreira contra os brasileiros a vitória nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990, quando deu o passe para o gol de Caniggia que garantiu a classificação argentina na competição.




especial para a Gazeta Esportiva*

Conteúdo Patrocinado