Livro revela fotos da concentração brasileira na Copa de 1958 - Gazeta Esportiva
Livro revela fotos da concentração brasileira na Copa de 1958

Livro revela fotos da concentração brasileira na Copa de 1958

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/05/2018 às 08:00

São Paulo, SP

O livro "Seleção Nunca Vista" revelará através de fotos a concentração dos jogadores na Copa de 1958 (Foto: Divulgação)


Nesta segunda-feira, dia 28 de maio, os jornalistas Silvia Herrera e Antero Greco lançam no Museu do Futebol, a partir das 18h, o livro "Seleção Nunca Vista". A obra reúne fotos raras do acervo do repórter fotográfico Antonio Lucio, que faleceu em 2000 aos 70 anos, da primeira concentração séria da Seleção Brasileira de futebol em 1958, na cidade de Poços de Caldas. São 72 imagens em preto e branco, na maioria inéditas.

O livro revela os bastidores dessa concentração, os treinamentos, os jogos treinos e os raros momentos de lazer. Mostra astros como Pepe, Zito, Gylmar, Didi e Mazzola, entre outros, compenetrados numa programação até então inédita para a seleção, com a liderança de Paulo Machado de Carvalho.

“Este presente para quem curte esportes se deve à garimpagem da jornalista Silvia Herrera, filha de Antonio Lucio.  Após a morte do pai, ela ficou com caixas de negativos que ele colecionara durante a carreira”, conta Antero Greco, que trabalhou com Lucio nos anos 1970 e foi o responsável por legendar as fotos do livro.

Pesquisando o acervo do pai, Silvia se deparou com uma série diferente de imagens, com personagens que pareciam ser da Seleção. A digitalização dos negativos confirmou a expectativa: eram registros raríssimos do grupo convocado por Vicente Feola em abril de 1958.

“Silvia empolgou-se com a ideia de apresentar o tesouro para o público e me procurou, ainda antes da Copa de 2014, para dar uma mão no projeto. Topei na hora, embora minha colaboração tenha se limitado a textos de abertura, a resumo daquele Mundial e às legendas. E só, pois as estrelas são as obras-primas clicadas por Lucio”, explicou Antero.

Com 405 gols marcados em 750 partidas, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos, perdendo apenas para Pelé. Pela Seleção, tem 40 jogos e 22 gols, participando das campanhas dos títulos da Copa do Mundo de 1958 e 1962. A lenda viva brasileira estará presente no evento de lançamento do livro, e através das fotos se recordará de momentos únicos vividos na Seleção.

A Copa de 1958, realizada na Suécia, foi a sexta edição do torneio na história e teve a seleção canarinha como a grande campeã. Na final, diante dos anfitriões, Pelé entrou para história ao seu o jogador mais novo a conquistar o torneio, sem mencionar o tento em que tirou um zagueiro com o peito, chapelou outro e bateu de prima. O feito do jovem à época, inclusive, não foi superado até hoje, e a vigésima edição da competição está prestes a começar.

Confira informações do lançamento:

Livro: "Seleção Nunca Vista"
Data: 28/05/2018 (segunda-feira)
Horário: entre 18h e 22h.
Previsão de chegada do Pepe: entre 17h30 e 18h30
Local: Museu do Futebol, Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu, São Paulo - SP, 01234-010
Entrada: franca

Conteúdo Patrocinado