Há 15 anos, Romário disputava seu último jogo pela Seleção Brasileira - Gazeta Esportiva
Há 15 anos, Romário disputava seu último jogo pela Seleção Brasileira

Há 15 anos, Romário disputava seu último jogo pela Seleção Brasileira

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/04/2020 às 18:42

São Paulo, SP

Romário se despediu da Seleção Brasileira na vitória por 3 a 0 contra a Guatemala no dia 27 de abril de 2005 (Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press)


Em seu aniversário de 65 anos, no dia 27 de abril de 2005, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, recebeu o amistoso entre Brasil e Guatemala. A partida, vencida pela Seleção Brasileira por 3 a 0, foi marcada pela despedida do atacante Romário com a camisa pentacampeã mundial.

Romário de Souza Faria estreou pela Seleção Brasileira no dia 23 de maio de 1987, na derrota para a Irlanda por 1 a 0, ao substituir Mirandinha. Quase 18 anos depois, o baixinho se despediu como um dos maiores atacantes da história do Brasil.

A partida no Pacaembu contou com apenas jogadores que atuavam por equipes do Brasil, já que o amistoso não foi realizado em uma data Fifa. Com isso, o então treinador Carlos Alberto Parreira escalou a Seleção com Marcos; Cicinho, Anderson, Fabiano Eller e Léo; Mineiro, Magrão, Ricardinho e Carlos Alberto; Romário e Robinho.

Com apenas quatro minutos de jogo, o Brasil abriu o placar com o gol de cabeça do zagueiro Anderson, que aproveitou o cruzamento de Cicinho. Doze minutos depois, Romário ampliou e marcou pela última vez pela Seleção Brasileira. O goleiro Klée, da Guatemala, errou o chute e deixou a bola nos pés de Ricardinho, que cruzou de primeira para o baixinho, livre, cabecear para o fundo da rede.

Na comemoração, o então jogador do Vasco homenageou sua filha Ivy, portadora de Síndrome de Down e que havia nascido dez dias antes. Após o gol marcado, o atacante mostrou uma camisa que dizia "tenho uma filhinha down que é uma princesinha".

Aos 38 minutos, Romário foi ovacionado pelo Pacaembu lotado ao ser substituído por Grafite. O goleador também foi homenageado por companheiros da equipe campeã mundial da Copa do Mundo de 1994 e deu uma volta olímpica para se despedir da torcida. Com 39 anos, chegava ao fim a vitoriosa trajetória do camisa 11 pela Seleção Brasileira.

Romário homenageou a filha Ivy em seu último jogo pela Seleção Brasileira (Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press)


No segundo tempo, o Brasil ampliou o placar com Grafite, que recebeu bom passe na intermediária, avançou e chutou de pé direito para deixar a partida com números finais.

Pelo Brasil, Romário marcou 55 gols em 70 jogos e conquistou a Copa América de 1989 e 1997, a Copa das Confederações de 1997 e a Copa do Mundo de 1994. O baixinho é o 4º maior artilheiro da história da Seleção Brasileira.


Conteúdo Patrocinado