Gabriel Jesus e Coutinho desbancam Neymar na artilharia da Seleção - Gazeta Esportiva
Gabriel Jesus e Coutinho desbancam Neymar na artilharia da Seleção

Gabriel Jesus e Coutinho desbancam Neymar na artilharia da Seleção

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

16/11/2016 às 08:00 • Atualizado: 18/12/2016 às 15:52

São Paulo, SP

A cada jogo a Seleção Brasileira vai perdendo a sua dependência excessiva de Neymar, como acontecia antes de Tite assumir o comando técnico. O camisa 10 segue sendo o principal jogador da equipe e tem até crescido nas mãos do sucessor de Dunga, mas, o Brasil já encontra outras alternativas para jogar bem, marcar gols e vencer mesmo quando o craque do Barcelona está sob forte marcação ou em um dia não tão inspirado. E talvez a grande evidência disso seja a concorrência que Neymar ganhou para ser o artilheiro da Seleção Brasileira.

Sobrando diante de seus companheiros, desde 2011 o atacante tem terminado os anos como artilheiro isolado do time pentacampeão mundial. Contra a Argentina, inclusive, Neymar marcou seu 50º gol defendendo a equipe principal do Brasil, sem contar as Olimpíadas, e se tornou o quinto maior goleador da história da Seleção, atrás apenas de Romário (55 gols), Zico (66 gols), Ronaldo (67 gols) e Pelé (95 gols).

Em 2016, porém, a Seleção Brasileira encerra seu ano com um novo artilheiro. Um, não. Dois. Gabriel Jesus e Philippe Coutinho fecharam a temporada com cinco gols cada um, enquanto Neymar marcou um a menos que a dupla recém promovida a titularidade.




O quinto gol do centroavante do Palmeiras, que já está de malas prontas para o Manchester City, da Inglaterra, saiu nessa quarta, no último compromisso do Brasil nesse ano, e serviu para abrir o caminho para a vitória sobre o Peru.

“Não imaginava (ir tão bem na Seleção). Tenho fé em Deus e trabalho para isso. As coisas vão fluir e oportunidades eu vou ter. Estou querendo ajudar meus companheiros dentro e fora de campo. É trabalhar, esquecer tudo que acontece fora de campo e focar só no trabalho”, disse à TV Globo o agora dono da mítica camisa 9.

"No Brasil existem outros atletas com qualidade e condições de usar a camisa 9. Fico orgulhoso de usar essa camisa consagrada por diversos jogadores que servem de referência e que eu sempre admirei", contou o garoto de apenas 19 anos e que não marca um gol há oito jogos pelo seu clube.

Todos os gols de Gabriel Jesus pela Seleção Brasileira foram marcados nas Eliminatórias Sul-americanas. Com mais seis jogos pela frente em 2017, o jogador pode até pensar em brigar pela artilharia da competição. O uruguaio Cavani puxa a fila com oito gols.




Outro que está nessa competição paralela é Philippe Coutinho. Cada vez mais o meia do Liverpool se torna fundamental para o time brasileiro, seja por seus gols, pelas assistências ou pela sua noção de posicionamento. Contra o Peru, Coutinho não balançou a rede, mas saiu de campo como um dos melhores, fora o mérito de terminar o ano com os mesmos cinco gols de Jesus.

Diferente do palmeirense, o ex-vascaíno marcou apenas duas vezes nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa, a última delas em um golaço sobre a Argentina de Messi. Seus outros três gols foram marcados durante a disputa da Copa América, nos Estados Unidos, competição que o Brasil acabou eliminado logo na primeira fase.

Apesar dessa mudança de cenário na divisão dos gols, essa disputa sadia entre os atacantes da Seleção Brasileira pela artilharia da equipe só tem fortalecido o conjunto. O Brasil não joga mais em função de apenas um atleta e tem sido ainda mais eficiente. Nos seis jogos sob o comando de Tite, foram seis vitórias seguidas, com 17 gols marcados e apenas um sofrido, e olha que este foi anotado pelo zagueiro Marquinhos, contra. Tudo isso ajuda a explicar a liderança isolada nas Eliminatórias e o fato da vaga na Copa do Mundo estar a apenas um ponto de ser confirmada com seis jogos pela frente ainda, todos em 2017.

Conteúdo Patrocinado