Em último teste antes da Copa América, Brasil pega Honduras no Sul - Gazeta Esportiva
Em último teste antes da Copa América, Brasil pega Honduras no Sul

Em último teste antes da Copa América, Brasil pega Honduras no Sul

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

10/06/2015 às 08:12

Porto Alegre, RS


Em seu último amistoso antes da estreia na Copa América, a Seleção Brasileira terá pela frente a equipe de Honduras. A partida, marcada para as 22 horas (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, deverá marcar o retorno de Neymar ao time de Dunga. Campeão da Liga dos Campeões da Europa no último sábado pelo Barcelona, o principal craque brasileiro não enfrentou o México, no Palestra Itália, pela impossibilidade de chegar ao País em tempo hábil.


O duelo também representará, de certa forma, uma volta de Dunga para casa, já que o treinador é residente de Porto Alegre. Jogador formado no Beira-Rio no início dos anos 1980, o atual técnico da Seleção começou e encerrou a sua carreira de atleta no Colorado e, como treinador de clubes, comandou apenas o Internacional. Além dele, o meia Fred e o lateral esquerdo Geferson também são oriundos da base rubra.


A fase do Brasil é boa. Após o vexame na Copa do Mundo, a Seleção venceu todos os nove amistosos que disputou. Neste período, construiu duas goleadas (4 a 0 sobre Japão e Turquia) e bateu equipes fortes, que disputaram o último Mundial, como Argentina, França, Chile e Colômbia.

No domingo, Seleção chegou à nona vitória consecutiva após a Copa, diante do México em São Paulo
No domingo, Seleção chegou à nona vitória consecutiva após a Copa, diante do México em São Paulo - Credito: Rafael Ribeiro/CBF
A vitória por 2 a 0 sobre o México teve como um dos principais pontos positivos, na visão de Dunga, o reencontro com a torcida. Foi o primeiro jogo em casa do Brasil após as goleadas sofridas diante da Alemanha e Holanda na Copa. "Necessitamos do carinho e do apoio do torcedor. Todos estamos sujeitos o tempo todo a aplausos, se ganharmos, e a críticas, se perdermos. Mas continuamos sempre conscientes do trabalho que temos feito. Sem dúvida alguma, nosso trunfo foi resgatar um pouquinho da confiança da torcida. Mais uma vez, a equipe mostrou personalidade”, considerou o técnico.


O nome mais aguardado para o jogo desta quarta-feira não poderia ser outro: Neymar. Autor do último gol da vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, que deu ao Barcelona sua quinta Liga dos Campeões, o craque chegou a Porto Alegre na segunda-feira, antes do restante do elenco, e já deixou claro quer começar a partida. A decisão sobre a sua escalação, no entanto, passará por uma reunião entre o próprio camisa 10 e o técnico Dunga, na qual sua condição física será avaliada.


Em relação ao time que bateu o México, Dunga deverá perder Danilo, com problema no tornozelo. Fabinho será o seu substituto. Se Neymar jogar, quem deve sair da equipe é Fred. De resto, a formação deverá ser a mesma que atuou em São Paulo, e esta será a base que fará a estreia na Copa América, no domingo, em Temuco, contra o Peru.

Neymar chegou nesta segunda-feira nao hotel onde a Seleção Brasileira se prepara para o amistoso, em Viamão (RS)
Neymar chegou nesta segunda-feira nao hotel onde a Seleção Brasileira se prepara para o amistoso, em Viamão (RS) - Credito: Rafael Ribeiro/CBF
Despedidas em Porto Alegre costumam dar sorte à Seleção. Em 2013, o último jogo antes da campanha do quarto título brasileiro da Copa das Confederações foi na Arena do Grêmio, diante da França – a Seleção venceu por 3 a 0. Quem não traz lembranças muito boas é a equipe de Honduras: em 2001, o time centro-americano foi responsável por uma das maiores tragédias esportivas da história da Seleção Brasileira, ao eliminar o time de Luiz Felipe Scolari da Copa América, disputada na Colômbia, com uma vitória por 2 a 0.


Jogar no Beira-Rio, por sinal, não será novidade para os hondurenhos: em 2014, a equipe estreou na Copa do Mundo justamente em Porto Alegre, perdendo por 3 a 0 para a França. Desta vez, o time comandado por Jorge Luis Pinto (técnico que levou a Costa Rica às quartas de final do Mundial de forma surpreendente) promete dar trabalho: no último sábado, jogando em Assunção, Honduras arrancou um empate por 2 a 2 contra o Paraguai, que também se prepara para a Copa América.


A seleção hondurenha iniciou sua preparação específica para o amistoso diante do Brasil na segunda-feira, em animado treino na Arena do Grêmio. A equipe também está em concentração para uma competição continental: no dia 7 de julho, fará a sua estreia na Copa Ouro da Concacaf, que dá vaga ao seu campeão para a Copa das Confederações. Antes de o torneio iniciar, os hondurenhos ainda receberão o México, no dia 30 de junho.

No sábado, Honduras conseguiu arrancar um empate diante do Paraguai: 2 a 2 (Foto: Norberto Duarte)
No sábado, Honduras conseguiu arrancar um empate diante do Paraguai: 2 a 2 (Foto: Norberto Duarte) - Credito: AFP
FICHA TÉCNICA
BRASIL X HONDURAS


Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 10 de junho de 2015, domingo
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Gary Vargas Carreno (BOL)
Assistentes: Wilson Arellano Guarachi (BOL) e Edwin Paredes Villca (BOL)


BRASIL: Jefferson; Fabinho, David Luiz, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Elias, Willian e Philippe Coutinho; Neymar e Diego Tardelli
Técnico: Dunga


HONDURAS: Escober; Palacios, Henry Figueroa, Beckeles e Izaguirre; Maynor Figueroa, Martínez, Mejía e Acosta; Castillo e Najar
Técnico: Jorge Luis Pinto

Conteúdo Patrocinado