De desconhecido a estrela: conheça o atacante Roberto Firmino - Gazeta Esportiva
De desconhecido a estrela: conheça o atacante Roberto Firmino

De desconhecido a estrela: conheça o atacante Roberto Firmino

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2018 às 08:00

São Paulo, SP



Natural de Maceió, capital do Alagoas, Roberto Firmino, único nordestino da Seleção Brasileira era até pouco tempo atrás um dos jogadores brasileiros mais desconhecidos entre o grande público. O atacante iniciou sua trajetória como profissional no Figueirense em 2009. No ano seguinte, foi fundamental para o Figueira subir para a Série A, com o time sendo vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

No dia 1º de janeiro de 2011, a vida do atacante mudaria. O Hoffenheim, da Alemanha pagou quatro milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões na cotação atual) para tirá-lo de Santa Catarina. O mais curioso da negociação é que o olheiro do clube alemão descobriu Roberto Firmino pelo Football Manager, um jogo que permite a atuação de alguém como manager de uma equipe de futebol.

Nos gramados alemães, Firmino se destacou, com 153 jogos e 49 gols. No Campeonato Alemão da temporada 2013-14, anotou 16 tentou, e deu 12 assistências, e foi eleito a revelação do torneio naquela edição. O excelente desempenho na equipe chamou a atenção do técnico Dunga, que o convocou pela primeira vez para vestir a Amarelinha em 2014. Além disso, o Liverpool gastou 41 milhões de euros (cerca de R$ 142 milhões) para contratá-lo um ano depois.




Na terra dos Beatles, o alagoano se encaixou muito bem no esquema de Jurgen Klopp, virando titular incontestável logo de cara. Depois da saída de Philippe Coutinho do time inglês para o Barcelona, Firmino, junto com Salah e Mané formaram um trio de ataque poderoso. Na última temporada foram 54 jogos e 27 gols, sendo 10 deles na Liga dos Campeões, competição em que os Reds ficaram com o vice-campeonato, perdendo para o Real Madrid.

Entretanto, ainda não conseguiu ser um grande destaque na Seleção. 2015 foi o ano em que mais jogou, 9 partidas e três gols marcados, participando da campanha medíocre na Copa América, que resultou na eliminação precoce para o Paraguai, nos pênaltis, ainda nas quartas de final

No momento, Roberto Firmino é o reserva imediato de Gabriel Jesus. No entanto, os excelentes números fazem com que o atacante possa ser titular na vaga do atacante do Manchester City. Do anonimato, o atleta é uma das grandes estrelas e esperança para o Brasil de Tite vencer a Copa do Mundo na Rússia.

Conteúdo Patrocinado