COPA DO MUNDO 2018 RÚSSIA

O técnico Tite conduziu o único treinamento aberto da Seleção Brasileira na Granja Comary durante a tarde desta sexta-feira. Do lado de fora, houve tumulto entre torcedores que desejavam acompanhar a atividade e acabaram barrados – alguns invadiram o espaço e outros ironizaram a goleada contra a Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo 2014.

Enquanto os atletas trabalhavam em campo, muitos torcedores, incluindo crianças, seguiam aglomerados no alambrado. Os fãs que invadiram o centro de treinamento não interferiram na atividade conduzida por Tite e foram retirados. “Uh! Uh! É 7 a 1!”, gritaram os mais insatisfeitos. A polícia atuou para controlar a situação.

No gramado, em um trabalho de transição do meio para o ataque, Tite escalou Danilo, Geromel, Miranda e Weverson (São Paulo); Vitão (Palmeiras), Fred e Renato Augusto; Philippe Coutinho, Neymar e Brenner (São Paulo). Enquanto isso, no campo ao lado, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís fizeram atividades defensivas.

Em seguida, passaram para o trabalho de transição do meio para o ataque Vitinho (Cruzeiro), Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Caio Alexandre (Botafogo) Fernandinho e Paulinho; Willian, Taison e Gabriel Jesus. Os demais seguiram para o outro campo e realizaram exercícios defensivos.

Na parte final, a Seleção ensaiou bolas paradas defensivas. Douglas Costa, fazendo tratamento de lesão na coxa esquerda, acompanhou a atividade no banco de reserva. Após a movimentação, Tite e os atletas se aproximaram dos convidados da CBF e dos torcedores que conseguiram entrar para fotos e autógrafos – o técnico, aniversariante, ganhou parabéns.

O treinamento desta sexta-feira foi o último da Seleção aberto à imprensa no Brasil, uma vez que a atividade programada para a manhã de sábado será fechada. No domingo, a delegação nacional embarca do Rio de Janeiro para a Inglaterra, sede do amistoso contra a Croácia, marcado para 3 de junho.



Luan foi liberado para atuar pelo Grêmio neste final de semana pelo Brasileiro (Foto: Lucas Figueiredo / MoWa Press)

Na tarde desta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou que finalizou de forma satisfatória os testes físicos e médicos realizados nos 23 jogadores convocados para representar a Seleção Brasileira no Mundial. Esses exames vinham sendo efetuados na Granja Comary desde o começo desta semana.

No comunicado, a entidade também informou que os 12 atletas adicionais constantes na pré-lista de 35 nomes poderão atuar em seus clubes independente da competição que estejam participando. Portanto, Dudu, do Palmeiras, Dedé, do Cruzeiro, e Luan e Maicon, do Grêmio, jogadores confirmados na relação adjacente, podem entrar em campo nos jogos de seus times no Campeonato Brasileiro.

Está previsto nos artigo 45 do regulamento da Fifa para a Copa do Mundo que os 35 atletas chamados por cada seleção precisam realizar o último jogo por seus clubes antes do torneio em data a ser comunicada a entidade máxima do futebol até o dia 21 de maio.

Com isso, a CBF se apressou e enviou a lista final de 23 nomes para a Fifa nesta sexta-feira, liberando os atletas da lista de suplentes para jogarem por seus clubes.

Confira o comunicado oficial da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol comunica que concluiu de forma satisfatória os testes físicos e médicos realizados na Granja Comary desde o início desta semana.

Conforme o plano original, informado por ocasião da convocação oficial, a CBF encaminhou nesta data (25 de maio) à FIFA a lista final dos 23 atletas que atuarão na Copa do Mundo pela Seleção Brasileira.

A CBF informa também que os 12 atletas adicionais constantes na pré-lista (35 jogadores) estão em condição de jogo por seus clubes nas competições que estejam disputando.

 




Ao lado de Rogério Caboclo, coronel Nunes entrega placa ao aniversariante Tite (Imagem: CBF TV/Reprodução)

O técnico Tite completa 57 anos nesta sexta-feira. Alojado com a Seleção Brasileira na Granja Comary, o treinador ganhou parabéns dos jogadores convocados à Copa do Mundo da Rússia e recebeu uma placa comemorativa oferecida pela presidência da CBF.

De pé ao redor da mesa de refeição, os atletas cantaram parabéns para o sorridente aniversariante. Em seguida, os jogadores cumprimentaram Tite individualmente, incluindo os jovens das categorias de base chamados para completar os treinamentos, assim como os membros da comissão técnica.

Ao lado de Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF, o coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, mandatário em exercício da entidade, entregou uma placa comemorativa a Tite. “Estou vivendo um dos períodos mais felizes da minha vida. Obrigado”, disse o técnico, aplaudido.

A Seleção Brasileira permanece em Teresópolis até sábado e, no dia seguinte, embarca do Rio de Janeiro para Londres. No próximo dia 3 de junho, em Liverpool, o time comandado pelo técnico Tite encara a Croácia no penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo da Rússia.





Preparador físico Fábio Mahseredjian observa atacante Gabriel Jesus na academia (Foto: Lucas Figueiredo/Divulgação)

Alojada nas dependências da Granja Comary, a Seleção Brasileira segue seu programa de preparação para a Copa do Mundo da Rússia. Na manhã desta sexta-feira, penúltimo dia de trabalho na cidade de Teresópolis, os atletas trabalharam na academia do Centro de Excelência.

Divididos em dois grupos, os jogadores convocados pelo técnico Tite fizeram uma série de exercícios de força e equilíbrio. Fábio Mahseredjian, preparador físico da Seleção Brasileira, acompanhou as atividades de perto no espaço recém-inaugurado ao custo de aproximadamente R$ 17 milhões.

Durante a tarde, sob o comando de Tite, a Seleção Brasileira voltará a trabalhar no gramado da Granja Comary em uma movimentação aberta à imprensa. No primeiro treino com bola, realizado na última quinta-feira, o treinador chegou a dividir dois times.

A Seleção Brasileira permanece em Teresópolis até sábado e, no dia seguinte, embarca do Rio de Janeiro para Londres. No próximo dia 3 de junho, em Liverpool, o time comandado pelo técnico Tite encara a Croácia no penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo da Rússia.



Rogério Caboclo acompanhou o treinamento com bola da Seleção ao lado de Zagallo (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)

De helicóptero, Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF, chegou à Granja Comary na manhã de quinta-feira ao lado do coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, mandatário em exercício da entidade. Em Teresópolis, o dirigente tenta estreitar laços com Tite e seus jogadores antes da Copa do Mundo.

Apoiado pelo afastado Marco Polo Del Nero, Caboclo foi eleito para dirigir a CBF entre abril de 2019 a abril de 2023. O novo presidente já vinha atuando como diretor executivo de gestão e participou das eleições como candidato único no último dia 17 de abril.

Na medida em que será o chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da Rússia, Caboclo procura se aproximar de atletas e comissão técnica. Diferentemente do coronel Nunes, ele passou a noite de quinta para sexta-feira hospedado nas dependências da Granja Comary.

Na última quinta, o dirigente ouviu o discurso de Mário Jorge Lobo Zagallo aos jogadores e, ao lado de Nunes, viu Tite entregar uma camisa com o número 13 ao tetracampeão. Em seguida, acompanhou o treinamento com bola da Seleção ao lado do ex-técnico e jogador.

A Seleção Brasileira está hospedada na Granja Comary desde a última segunda-feira e permanece em Teresópolis até sábado. No dia seguinte, os jogadores se apresentam na sede da CBF e, na sequência, embarcam do Rio de Janeiro para a Inglaterra.

Nos dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira enfrenta Croácia (3 de junho, em Liverpool) e Áustria (10 de junho, em Viena). A estreia está marcada para as 15 horas (de Brasília) do dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov.

 




Dos 23 convocados pelo técnico Tite para disputar a Copa do Mundo, Fred é um dos que menos jogaram. Com apenas uma partida sob o comando do atual treinador, o meio-campista, orientado pelo pentacampeão Gilberto Silva, vê a performance nos treinamentos como fator decisivo para sua presença na lista final.

Além de Fred, os goleiros Ederson e Cássio e o lateral direito Danilo também participaram de apenas uma das 19 partidas da gestão de Tite na Seleção Brasileira. Fred substituiu Philippe Coutinho durante a vitória sobre a Rússia, penúltimo amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo.

“Joguei só 10 minutos contra a Rússia, mas sabia que poderia conquistar a vaga nos treinamentos. Então, trabalhei sempre em alto nível, pensando em conseguir um lugar na lista. Eu me preparei mental e fisicamente par chegar nos treinos e dar o melhor. O Tite gostou e, por isso, estou aqui”, afirmou o atleta.

Durante a preparação para a Copa do Mundo da Rússia, Fred vê o ex-volante Gilberto Silva como exemplo. Convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a edição de 2002 do torneio, marcada pelo corte de Emerson, ele conquistou a posição de titular na campanha rumo ao pentacampeonato.

“Converso muito com o Gilberto Silva. Infelizmente, foi pela lesão de um companheiro, mas jogou toda a Copa do Mundo. Ele sempre fala para eu seguir com a cabeça erguida e continuar trabalhando para mostrar meu trabalho quando tiver uma oportunidade”, contou.

Gilberto Silva trabalha como representante de Fred e atualmente negocia a transferência do meio-campista do Shaktar Donetsk para o Manchester United. O atleta, questionado sobre o assunto, preferiu não entrar em detalhes e garantiu que seu foco está na Copa do Mundo.