Brasil se anima com volta de Neymar para duelo decisivo nas oitavas contra Coreia do Sul - Gazeta Esportiva
Brasil se anima com volta de Neymar para duelo decisivo nas oitavas contra Coreia do Sul

Brasil se anima com volta de Neymar para duelo decisivo nas oitavas contra Coreia do Sul

Gazeta Esportiva

Por AFP

04/12/2022 às 09:29

São Paulo, SP

Neymar já chuta com as duas pernas, corre e pula para cabecear. E até sorri. Enquanto aguarda o laudo médico, o Brasil se anima com a possibilidade de poder contar com o camisa 10 para o confronto desta segunda-feira às 22h no horário local (16h de Brasília) contra a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.

Neste sábado, o astro do Paris Saint-Germain publicou, em inglês, em sua conta no Instagram um trecho de um sucesso do cantor americano James Brown: "I feel good, I knew that I would, now" (em português 'Eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria'), com uma foto em que aparece de braços abertos, sorrindo e olhando para o céu.

Sua pose redentora é um alívio para a seleção brasileira, uma das favoritas ao título, que perdeu para Camarões na sexta-feira no encerramento do Grupo G (1-0) com um gol nos acréscimos.



E cuja classificação para as quartas de final, onde quem vencer do estádio 974 enfrentará o vencedor entre Japão e Croácia, seria uma alegria para o tricampeão mundial Pelé, de 82 anos, internado em um hospital de São Paulo para reavaliar seu tratamento contra o câncer.

Embora tenha terminado como líder da chave e tenham entrado em campo contra os africanos com um time reserva, o fim de uma invencibilidade de 17 jogos (14 vitórias, três empates) e saber que são vulneráveis acionou o alerta entre os jogadores de Tite.

"O momento de errar foi hoje", disse o capitão Thiago Silva, após a derrota para a equipe africana. "A partir de agora, é minimizar esse tipo de erro para não sermos surpreendidos como fomos".

A reação dos derrotados: confiar na volta de 'Ney', lesionado no tornozelo direito na estreia vitoriosa contra a Sérvia (2-0), para retomar o caminho rumo ao hexacampeonato mundial.

Uma certa esperança
"Espero que ele volte, Todos viram a falta que ele fez nesses últimos dois jogos", disse Richarlison, autor dos dois gols contra os sérvios.

O ataque brasileiro foi questionado no final da primeira fase. Marcou apenas três gols, registrando seu pior desempenho na fase de grupos desde a Copa da Argentina-1978, quando marcou apenas dois.

A volta do camisa 10 é então considerada fundamental para oxigenar a parte ofensiva e injetar moral em um time acostumado a vencer.

Neymar, de 30 anos, treinou com seus companheiros neste sábado pela primeira vez desde a contusão, aumentando as esperanças de que pelo menos seja escalado contra os asiáticos.




Ao seu lado estava o lateral-direito Danilo, também afastado desde o jogo contra a seleção dos Balcãs devido a uma lesão no tornozelo esquerdo.

A possível reaparição de Danilo, titular em sua posição, é uma ótima notícia para Tite após uma sequência de desfalques nas laterais: além de Danilo (direita), os canhotos Alex Sandro e Alex Telles.

"Outro milagre"
Telles vai perder o restante da Copa do Mundo devido a uma lesão no joelho direito sofrida contra Camarões e Alex Sandro, com um problema muscular no quadril desde o segundo jogo (vitória por 1 a 0 sobre a Suíça), é dúvida contra a Coreia.

A seleção brasileira perdeu o atacante Gabriel Jesus, também por conta de uma lesão no joelho direito.

O experiente Daniel Alves é, na espera de um novo laudo médico, o único lateral 'nato' que Tite tem à disposição. Os zagueiros Marquinhos e Éder Militão e o meia Fabinho já ocuparam essa posição em algum momento de suas carreiras.

A formação de uma retaguarda sólida, uma das chaves do poderio brasileiro, será vital para deter o perigoso ataque da Coreia do Sul do técnico português Paulo Bento, empolgada com a possibilidade de avançar às quartas de final depois de vencer Portugal (2-1) de Cristiano Ronaldo.

Com a principal referência coreana em campo, o atacante Son Heung-min, e também com 'Ney', o Brasil goleou por 5 a 1 em um amistoso realizado em Seul, em junho.

"Agora temos objetivos maiores para alcançar, então vamos dar o nosso melhor. Ninguém sabe o que pode acontecer nas oitavas de final", disse o ídolo asiático. "Espero que possamos escrever outro milagre".

Conteúdo Patrocinado